SEGS Portal Nacional

Veículos

99 lança Guia da Comunidade para promover respeito e diversidade

  • Quinta, 10 Dezembro 2020 11:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

• Documento de boas práticas foi desenvolvido com Instituto Ethos, referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país

• Participaram da elaboração motoristas, passageiras e passageiros, além de setores da sociedade focados no incentivo à tolerância
• Objetivo é reduzir casos de desrespeito como brigas, assédios e preconceitos, responsáveis por 59% das ocorrências no app

A 99, em parceria com o Instituto Ethos, lança nesta quarta-feira (9) o Guia da Comunidade 99. O documento tem como objetivo promover respeito e diversidade a mais de 20 milhões de passageiras, passageiros e motoristas do app, e conta com capítulos sobre o combate a discriminação a mulheres, negros e LGBTI+, entre outros grupos minorizados. O Ethos, que construiu a iniciativa ao lado da empresa de transporte por aplicativos, é referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país.

O Guia fomenta direitos, deveres e comportamentos esperados na comunidade, além de fornecer dicas práticas e exemplos de situações. Segundo a companhia, a meta é criar um círculo virtuoso de gentileza para uma plataforma e sociedade melhores -- diminuindo assim casos de desrespeito durante corridas.

Na 99, seis de cada dez ocorrências de segurança são causadas por falta de respeito entre as partes. Entre eles estão assédios (23% do total de incidentes), agressões verbais (14%), físicas (7%) e discriminações (4%). Ou seja, são casos que seriam evitados caso o respeito tivesse prevalecido.

Tanto passageiras e passageiros quanto motoristas são vítimas. Por exemplo, casos de assédio estão distribuídos igualmente entre os dois lados. Já a maioria das discriminações (69%) é contra passageiras e passageiros, mas os motoristas são mais vítimas de agressões físicas (81%) e verbais (73%).

O Guia da Comunidade 99 ficará disponível online em 99app.com/guiadacomunidade , será divulgado para toda a base do app e deverá ser aceito por quem utiliza o serviço. Além disso, vai contar com uma plataforma de treinamento para usuárias e usuários, além de campanhas de conscientização. O documento foi desenvolvido com linguagem objetiva e transparente por jornalistas, psicólogos, sociólogos e antropólogos, e conta com o ponto de vista da própria comunidade da 99, incluindo pessoas em várias regiões do país de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais.

"Queremos que as pessoas sejam protagonistas na luta por respeito e diversidade", diz Pamela Vaiano, diretora de Comunicação da 99. "Esperamos que o Guia leve a todas e todos a interagir ainda mais com o app, reportando casos de desrepeito e discriminação para que possamos bloquear agressoras e agressores, construindo assim uma plataforma cada vez mais segura e tolerante.

Produzindo o Guia da Comunidade 99

O Guia é resultado de um ano de trabalho e foi desenvolvido colaborativamente através de 18 conversas com grupos focais com 29 passageiras, passageiros e motoristas de todo o Brasil, incluindo mulheres, pessoas negras e LGBTI+.

O material foi balizado ainda por pesquisa com mais de 1.600 usuárias e usuários da plataforma, em que mais de 90% consideraram o documento útil, muito útil ou extremamente útil. A maioria também acredita que ele vai ser bem sucedido em instruir sobre direitos e deveres, orientar as pessoas sobre como se comportar, assim como melhorar a relação entre passageiras, passageiros e motoristas.

O Guia foi avaliado e apoiado por especialistas como Margareth Goldenberg, Gestora Executiva do Movimento Mulher 360, organização que atua no engajamento de empresas na promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino, e Ivone Santana, Secretária Executiva da Rede Empresarial de Inclusão Social e membro do Conselho de Gestão da Secretaria Estadual das Pessoas com Deficiência do Estado de SP. Também foram consultados um acadêmico dedicado a questões raciais e que impactam negras e negros, uma jornalista focada em direitos humanos, e um membro da segurança pública voltada a questões de gênero.

Segundo 99 e Ethos, o objetivo é que o material não espelhe apenas as visões deles, mas também as de diferentes setores da sociedade.

"O Guia da Comunidade 99 foi elaborado a partir de um processo de escuta às pessoas que fazem parte dela. São mais de 40 páginas com capítulos que norteiam a nossa visão: Respeito, Segurança, Responsabilidade e Comunicação", afirma Ana Lúcia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos.

No capítulo Respeito são feitas recomendações sobre como agir durante uma viagem. Em Segurança, temas que ajudam a prover proteção, como direção segura. Em Responsabilidade, os leitores vão conhecer combinados que devem ser seguidos numa plataforma de economia compartilhada. Há ainda capítulos sobre Comunicação com a empresa e Medidas de Proteção e Higiene durante a Pandemia elaboradas com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês.

Diferença entre o que é aceitável para motoristas e o que já foi vivenciado com passageiras e passageiros chega a 851%

Uma pesquisa realizada pela 99 mostra que existe uma grande diferença entre o que um lado considera problemático nas corridas, e as atitudes efetivamente tomadas pela outra parte durante as viagens.

Entre motoristas, apenas 8% acham aceitável que passageiras e passageiros entrem no carro sujos ou molhados, mas mais da metade deles já passou por essa situação. Ou seja, a diferença entre o que motoristas consideram aceitável e o que a outra parte faz é de 664% nesse caso.

O contraste entre o que é aceitável para motoristas e o que já foi vivenciado com passageiras e passageiros chega a 851% no caso do não recebimento do pagamento. Mais de 60% dizem já ter vivenciado, mas apenas 7% consideram aceitável em alguma situação.

Entre passageiras e passageiros, o levantamento mostra que o desrespeito às regras de trânsito é o que mais incomoda. Entre 40% e 50% deles dizem que já vivenciaram motoristas falando ao celular ou dirigindo em alta velocidade, enquanto só 17% e 7% dos condutores admitem ter tido esses comportamentos, respectivamente.

Outros pontos de atrito são a escolha de caminhos mais longos e pedidos de motoristas por notas positivas, por exemplo.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing ("DiDi"). O aplicativo conecta mais de 750 mil motoristas a 20 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a empresa oferece sete tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Poupa, categoria econômica de carros particulares disponível em horários de baixa demanda; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em algumas capitais do país - Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP); 99Entrega, categoria de entrega de itens pessoais presente em mais de 80 cidades do país; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em mais de 20 capitais do país; e 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil que oferece vantagens como descontos em corridas e pedidos de delivery, bem como o pagamento online de boletos de consumo (água, luz, gás, etc.)

Sobre o Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, com mais de 20 anos de atuação, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

A organização trabalha com questões relacionadas à ética, desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. As temáticas dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça também são abordadas na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. Além disso, em 2009, o instituto criou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções frente às mudanças do clima. Vale destacar, que duas importantes conferências são realizadas anualmente: a Conferência Ethos e a Conferência Brasileira de Mudança do Clima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Fev 10, 2026 Veículos

Ford exibe as novas picapes Tremor e tem ofertas…

Fev 10, 2026 Veículos

Stellantis marca presença na 38ª edição do Show Rural…

Fev 10, 2026 Veículos

Fiat Pulse ganha edição especial Lollapalooza Brasil…

Fev 10, 2026 Veículos

Exposição de carros e shows de drift: Parque Dream Car…

Fev 09, 2026 Veículos

Eletrificados leves atingem 15% de participação de…

Fev 09, 2026 Veículos

Frota de caminhões XCIENT a célula de combustível da…

Fev 09, 2026 Veículos

Fórmula E confirma recarga rápida PIT BOOST ao longo da…

Fev 06, 2026 Veículos

Caravana épica com 400 carros saiu do Parque Dream Car…

Fev 06, 2026 Veículos

OMODA & JAECOO lança condição inédita com taxa zero por…

Fev 06, 2026 Veículos

Rampage mostra força e se destaca nos emplacamentos de…

Fev 05, 2026 Veículos

Novo Haval H6 é destaque em live especial da GWM Brasil

Fev 05, 2026 Veículos

Strada obtém ISO 27001 e fortalece confiança na…

Fev 05, 2026 Veículos

Ford Ranger lidera vendas de picapes médias no Paraná…

Fev 04, 2026 Veículos

Jeep cresce em participação de mercado em janeiro com…

Fev 04, 2026 Veículos

Quer vender o carro? Veja os melhores meses para fechar…

Fev 04, 2026 Veículos

Ram Dakota chega ao mercado com amplo pacote de…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version