SEGS Portal Nacional

Veículos

Abastecimento está normal, mas Transporte e Gestão de Pessoas ainda preocupam

  • Quarta, 25 Março 2020 10:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giampaolo Buso
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Nessa segunda-feira (23), a PMA Brasil, que representa a cadeia de flores, frutas, legumes e verduras, avaliou o final de semana e as perspectivas com a nova rotina de quarentena.

O abastecimento está normal, apesar de questões pontuais de proibições municipais de escoamento da produção: da colheita à distribuição. No caso de São Paulo, a Secretaria da Agricultura do Estado interviu e determinou que se cumpra a Medida Provisória nº 926, de 20/3/2020, que altera a Lei nº 13.979/2020, para dispor sobre procedimentos de aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrentes do Coronavírus.

Pacificar o entendimento dos municípios é um dos desafios apontados pela PMA, somos uma Nação e tudo precisa estar conectado: “Temos uma indústria que começa com insumos, plantação, colheita, logística até a manipulação no varejo. São milhares de pessoas trabalhando 24 horas para não faltar alimentos frescos, cuidando do seu espaço de trabalho e de sua própria saúde”, explica Giampaolo Buso, Presidente do Conselho da PMA no Brasil.

Varejo: Crescimento das Vendas em 30% para Frutas, Legumes e Verduras

O consumo de produtos frescos aumentou muito na semana passada, supermercados relatam alta em média de 30%. Algumas lojas chegaram a dobrar a vendas. As vendas on-line também tiveram crescimento. No entanto, a partir do último domingo se percebe um início de estabilização, de acordo com levantamento realizado com algumas redes de supermercados do Estado de São Paulo. A população se assustou com o início da quarentena, o isolamento social e as dúvidas decorrentes de definições do governo e, neste cenário, buscou abastecer e estocar alimentos. Porém, na análise dos supermercados, para os alimentos perecíveis, a tendência é de que o consumo continue alto, com compras mais regulares à medida que a população confirme que não há desabastecimento.

O varejo também relata a orientação e máxima atenção às práticas de higienização das lojas bem como, em alguns casos, a instalação de uma proteção entre o cliente e o operador de caixa como alternativa de evitar contaminação.

Alguns itens da cesta básica, como Batata e Ovo foram citados como de grande procura nos últimos dias e impacto no preço. Segundo produtores de Batata, associados ao PMA, o aumento do preço do produto é resultado de menor safra e um período de muita chuva, resultando na menor oferta.

Flores: Alimento para a Alma

O setor de Flores é o mais afetado até o momento, com quase 70% de queda nas vendas em uma semana. A campanha “Alimento para a alma” será lançada com apoio dos supermercados, com o mote de alegrar o ambiente, dar mais colorido às casas e ter fôlego para estruturar o Dia das Mães. O segmento de Flores no Brasil é referência internacional, sendo produtor para o mercado interno e externo. Toda a comunidade de Flores, Frutas, Legumes e Verduras estão juntos ativando e estimulando as pessoas a trazerem alegria para suas casas.

Gestão de Pessoas: Campanhas de Conscientização junto às Equipes: do Campo ao Varejo

Neste momento, passado a tensão inicial, manter o moral dos funcionários está sendo o maior desafio segundo as empresas do setor, do campo a supermercado.

Os funcionários mais idosos e com algum tipo de problema de saúde já foram afastados/

Campanhas internas de conscientização, reconhecimento financeiro, ambientação do local de trabalho para garantir tranquilidade e respeito as regras de sanidade são todas ações colocadas em prática para os times que estão na operação de garantir do abastecimento.

Este esforço é conjunto, sincronizado e alinhado pois é evidente a interdependência de cada elo da cadeia de abastecimento.

Neste sentido, os encontros de alinhamento do Conselho do PMA também têm trazido a necessidade de atenção em cadeias de suprimentos que suportam o abastecimento, como por exemplo, embalagens e insumos para produção (adubo e sementes).

Em conjunto, vídeos de orientação e estímulo estão sendo compartilhados entre a cadeia de abastecimento.

Acima de qualquer aspecto, o objetivo é garantir a saúde dos colaboradores e pessoas envolvidas no abastecimento para garantirmos a sanidade do alimento e atender a população.

Food Service

As vendas de quem comercializa Frutas, Legumes e Verduras para o setor de Food Service despencaram. Queda apontada de 80% pelas empresas. O motivo é o fechamento de grandes redes de fast food e também dos restaurantes. O consumidor está em casa seguindo as instruções do isolamento social.

INSUMOS: cuidado para evitar uma Crise depois da Crise!

Esse é um assunto que ainda não foi abordado e que seguiremos atentamente nos próximos dias. A preocupação é que os produtores, receosos sobre as definições do governo, estão segurando o investimento em novos plantios

Se o cronograma de produção não for seguido, naturalmente haverá atrasos na Colheita e problema de abastecimento.

Algumas companhias aéreas não têm trechos operando para regiões que precisamos de insumos (sementes, papelão etc.). Petrolina é um exemplo deste cenário

Detalhes aparentemente invisíveis

Equalizado ou encaminhado as questões sobre transporte, outros aspectos tornam-se aparentes: manutenção dos caminhões, almoço para os caminhoneiros e atendimento de saúde em caso de emergência.

Algumas das empresas associadas estão preparando Kits alimentação para os motoristas com capacidade de suprir todo o trecho de deslocamento.

Aprendizado Rápido

As empresas estão tendo que aprender rapidamente a lidar com a nova realidade. Ter o apoio dos colaboradores, mas também o da população, principalmente nas regiões produtoras é imprescindível para a continuidade do abastecimento. Apesar do isolamento, as ações devem ser humanizadas.

Muitas soluções empregadas por produtores e varejistas em outros países têm sido compartilhadas e estão inspirando nossa indústria local. Existem propriedades agrícolas estudando, com o apoio de autoridades, como utilizar tratores de pulverização para higienizar as cidades. Compartilhe também conosco suas práticas sociais, de gestão, de produção e ajude a Nação! Juntos somos mais fortes #forçafflv

Sobre PMA – Produce Marketing Association é uma associação de produtos agrícolas frescos e flores, fundada em 1949 nos Estados Unidos, com a missão de conectar os interesses das cadeias produtivas de frutas, flores, legumes e verduras. A entidade conta com 2.900 empresas associadas, 54.000 compradores e fornecedores, em 55 países de cinco continentes. No Brasil, a entidade conta com 93 associados (produtores, distribuidores e varejistas).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+VEICULOS ::

Abr 23, 2026 Veículos

Citroën Revela o Novo Carro Gen4 da Fórmula E

Abr 23, 2026 Veículos

Aditivos automotivos: mitos e verdades sobre o uso na…

Abr 23, 2026 Veículos

Licenciamento atrasado cresce no Brasil e infração já…

Abr 22, 2026 Veículos

Seminovos: 5 mentiras que te contam sobre vender um…

Abr 22, 2026 Veículos

GWM atinge 100 mil emplacamentos no Brasil no mês em…

Abr 22, 2026 Veículos

Toyota supera Ferrari e vence em Ímola na abertura do…

Abr 17, 2026 Veículos

J&T Express reforça estratégia de marca e patrocina…

Abr 17, 2026 Veículos

Velas em motores híbridos: Mitos e verdades que todo…

Abr 17, 2026 Veículos

Mercedes-Benz apresenta Sprinter com transmissão…

Abr 17, 2026 Veículos

Total Express marca presença no VTEX DAY 2026 e reforça…

Abr 15, 2026 Veículos

Na hora de comprar um carro, o que pesa entre SUV,…

Abr 15, 2026 Veículos

Encontro de viaturas policiais antigas ocorre neste…

Abr 15, 2026 Veículos

GWM Haval H6 PHEV35 oferece nova opção de interior…

Abr 14, 2026 Veículos

GWM celebra 3 anos no Brasil com liderança de mercado,…

Abr 14, 2026 Veículos

O trio mais macio para os desafios de Miami e Montreal

Abr 14, 2026 Veículos

Rampage avança 18,5% e impulsiona crescimento da Ram no…

Mais VEICULOS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version