KPMG aponta que 83% dos CEOs de tecnologia confiam no crescimento do setor
De acordo com uma pesquisa da KPMG, 83% dos CEOs de empresas de tecnologia e telecomunicações estão confiantes nas perspectivas de crescimento do setor. Tal número é 12% maior em comparação com 2024, quando a pesquisa alcançou os 74%. Nessa perspectiva, 71% consideram a inteligência artificial (IA) uma prioridade de investimento e 62% acreditam que o uso da tecnologia apresentará um impacto nas atividades das organizações.
Neste levantamento, outros dados foram observados, sendo eles os seguintes: 84% dos executivos disseram que aguardam um retorno sobre o investimento (ROI) em IA dentro de três anos; 64% mencionaram os desafios éticos para a implementação da tecnologia; 59% apontaram que a disponibilidade de dados pode ser um obstáculo; 57% afirmaram que a comunicação sobre o impacto da inovação tecnológica nas funções é essencial e 46% reconheceram a necessidade de envolver especialistas externos em IA para auxiliar na integração e atualização.
“As empresas de tecnologia e telecomunicações avançam de forma acelerada rumo à adoção da inteligência artificial. Hoje, temos alguns resultados desta transformação digital que pode mudar o relacionamento com os negócios no futuro. O uso da IA está crescendo nas organizações, pois é uma forma estratégica de automatizar os processos, além de contribuir para um trabalho transversal e inovador com outras áreas da companhia”, explica o sócio líder do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações da KPMG no Brasil, Felipe Catharino.
Além das inovações digitais, o estudo mostrou que 62% dos CEOs incorporaram a sustentabilidade nos negócios e acreditam que ela será fundamental para as empresas a longo prazo, outros 53% priorizaram a conformidade com os critérios ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança) e a elaboração de relatórios para atender às expectativas dos investidores e dos órgãos reguladores e 45% disseram que estão totalmente comprometidos com ações para minimizar os impactos das mudanças climáticas.
“Os executivos estão repensando a abordagem para a transição energética e reconhecem a importância da sustentabilidade, pilar estratégico inegociável, para direcionar as operações das empresas. A divulgação dos relatórios financeiros sobre sustentabilidade, também está no radar das organizações e elas podem utilizar a visibilidade dos dados solicitados por órgãos reguladores para atrair investidores”, conclui.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 142 países e territórios, com 275 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>