Como reduzir riscos legais em 2026: 5 dicas jurídicas para empresas
Especialista aponta cuidados essenciais para reduzir riscos, fortalecer a governança e garantir crescimento seguro das empresas
O cenário empresarial tem se tornado cada vez mais regulado e fiscalizado, o que transforma a gestão jurídica em uma questão estratégica para as empresas. A adoção de boas práticas jurídicas contribui para a redução de riscos, fortalece as relações institucionais e governamentais e promove um ambiente de negócios mais seguro e sustentável.
Para o advogado especialista em compliance e data privacy, Fernando Manfrini, “a gestão jurídica é um dos pilares essenciais para empresas que buscam crescer de forma segura em 2026. Manter atenção constante aos riscos e à conformidade legal garante mais segurança nas negociações e fortalece as relações entre empresas”. Segundo o especialista, um planejamento jurídico realizado no início do ano contribui diretamente para uma estratégia empresarial mais sólida, confiável e eficiente.
1. Atenção ao compliance
A empresa que aplica o compliance previne irregularidades, fraudes e fortalece a organização no mercado e para os investidores. Manter políticas internas, códigos de conduta e boas práticas de governança, garante que a sua empresa atue de forma ética e com a legislação.
2. Cuidado com as leis trabalhistas
As leis trabalhistas atingem muitas empresas, por isso se manter atento reduz os riscos de ações judiciais e problemas com a fiscalização. Apesar disso, acompanhar as mudanças na legislação e manter a adequação de contratos, jornadas e benefícios à legislação contribuem para uma gestão transparente e longe de conflitos.
3. Tributação em dia
Ficar sujeitos a multas sempre traz prejuízos, portanto é necessário manter uma gestão tributária eficiente e uma organização fiscal. “Cumprir as obrigações tributárias evitam multas, juros e problemas com a fiscalização, além de contribuírem para um melhor planejamento financeiro”, comenta o advogado.
4. Proteção de dados e LGPD
Colocar em risco informações e a reputação da sua empresa não garante uma reputação adequada. Assim, a adoção de processos alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados é indispensável para proteger informações sensíveis de clientes, parceiros e colaboradores. A LGPD reduz riscos de sanções, protege a reputação da sua empresa e demonstra não apenas um compromisso com a privacidade, mas também os dados.
5. Contratos bem estruturados
Contratos mal elaborados geram uma fragilidade e deixam sua empresa vulnerável em negócios podendo se transformar em um conflito comercial. “Dessa forma, revisar e formalizar contratos com clareza e segurança jurídica garante não apenas relações comerciais mais estáveis, mas também prevenir conflitos em negócios futuros”, finaliza Fernando Manfrin, advogado especialista em compliance e data privacy.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>