Como usar IA para melhorar feedbacks e contratações em 2026
Bombardeio de currículos e alta rotatividade do mercado torna dificil dar retorno para todos os candidatos — mas IA pode ajudar o time
Com a alta demanda de candidatos durantes processos seletivos, a comunicação com cada um dos profissionais pode se tornar difícil para as empresas. Assim, é possível que muitos deles passem pelo chamado job ghosting, termo usado para quando os empregadores não dão mais retorno durante o processo, sem fornecer feedback, até o candidato notar sozinho que não conquistou a vaga.
Esse é um dos grandes desafios dos gestores e times de RH, em meio ao “bombardeio” de currículos e à rotatividade de profissionais no mercado. Para Christian Pedrosa, fundador e CEO da DigAí, empresa que facilita processos seletivos com uso de inteligência artificial, é pouco provável que a equipe de recursos humanos consiga realizar entrevistas e dar feedbacks a todos os postulantes a determinada vaga.
“Observamos empresas com alta demanda para contratar, reter e engajar talentos. A IA pode auxiliar na análise de currículos, por exemplo, dando agilidade ao recrutador nas primeiras fases do processo e deixando tempo livre para ações estratégicas — além de fomentar a equidade, evitando decisões enviesadas e permitindo que pessoas mais diversas possam ser ouvidos”, explica.
Entre as principais aplicações da Inteligência Artificial no RH estão as plataformas capazes de conduzir entrevistas em texto e áudio via WhatsApp, analisar automaticamente as respostas dos candidatos e gerar insights estratégicos e rankings para os recrutadores, tornando o processo seletivo mais ágil e assertivo. Essas soluções também permitem oferecer feedback instantâneo aos candidatos, contribuindo para uma experiência mais transparente.
A partir das primeiras análises feitas pela IA, o departamento pessoal coleta esses insights preliminares sobre os candidatos e consegue traçar uma estratégia mais eficiente para as demais etapas do processo seletivo. Também fica fácil de entender que profissionais têm as skills necessárias para preenchimento da vaga, dependendo da maneira como respondem às entrevistas.
O uso de sistemas com base IA também auxilia a enviar feedbacks mais rapidamente, já que o alto número de inscritos costuma ser alto. “A tecnologia vem trazendo novas reflexões sobre a rotina desses profissionais e corroborando para o andamento das atividades das organizações. A prospecção de mercado é que a inteligência artificial seja parte do suporte às empresas em segmentos diversos, inclusive no recrutamento”, finaliza.
Sobre a DigAÍ
A DigAÍ é uma empresa que oferece soluções de Inteligência Artificial para processos seletivos por meio de triagens via áudio. Fundada em 2023, já apoiou mais de 20 mil entrevistas com candidatos. A solução proporciona a realização de entrevistas em larga escala, economia de tempo, menos desistências dos processos seletivos e mais equidade. Ao todo, conta com mais de 22 clientes enterprise, como Nubank, Companhia de Estágios e Matchbox.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>