Como dar feedback ao líder de forma estratégica e profissional
Feedbacks bem conduzidos fortalecem a confiança e impulsionam o desenvolvimento da liderança
Dar feedback a um líder ainda é um desafio para muitos profissionais. O receio de soar desrespeitoso, causar desconforto ou comprometer o relacionamento com a chefia costuma impedir conversas que, na verdade, são essenciais para o crescimento mútuo e o fortalecimento da cultura organizacional.
De acordo com uma pesquisa da Acorn Works (2025), quase 80% dos líderes seniores reconhecem que os funcionários muitas vezes precisam deixar a empresa para conquistar uma promoção ou aumento, e que apenas 29% dos trabalhadores confiam nos processos de avaliação de desempenho. Esse dado é um exemplo de como a falta de confiança nas trocas com os líderes pode impactar na retenção de talentos.
Mais do que uma avaliação, o feedback deve ser entendido como uma via de mão dupla — um instrumento de troca e aprendizado contínuo. “Quando o diálogo é conduzido com empatia e assertividade, todos saem ganhando: líderes se tornam mais conscientes do impacto de suas ações, e equipes se sentem valorizadas e ouvidas. Ao expressar suas percepções de maneira construtiva, o colaborador contribui não apenas para o desenvolvimento do gestor, mas também para a melhoria dos processos, da comunicação interna e do clima organizacional”, comenta Polyana Macedo, gerente executiva de RPO do ManpowerGroup, consultoria global de soluções em RH.
Um estudo do ManpowerGroup aponta que mais trabalhadores (67%) estão confiando em seus líderes, o que tem aumentado o índice de bem-estar no trabalho. Isso mostra a importância de promover um ambiente onde o diálogo franco e o feedback constante sejam práticas valorizadas e incentivadas.
Para que o feedback ao líder seja produtivo, é importante tomar alguns cuidados. O momento e o canal escolhidos influenciam diretamente a receptividade da conversa. Ambientes reservados e tranquilos favorecem o diálogo sincero. Além disso, o foco deve estar em comportamentos observáveis, e não em julgamentos pessoais. Descrever situações específicas e o impacto que elas geraram ajuda o líder a compreender melhor a percepção da equipe. Ao mesmo tempo, apresentar sugestões e alternativas demonstra proatividade e reforça o compromisso com a melhoria contínua.
Outro ponto essencial é a escuta ativa. O feedback deve ser encarado como uma troca construtiva, na qual o colaborador expressa suas percepções e o líder tem espaço para compartilhar seu ponto de vista. Essa troca fortalece o vínculo profissional e estimula uma cultura de confiança e transparência.
“Dar feedback para o gestor é um sinal de profissionalismo e um passo importante na construção de relações baseadas em respeito e colaboração. Quando feito de forma estratégica e cuidadosa, o diálogo fortalece a cultura de aprendizado contínuo e torna as organizações mais adaptáveis e humanas”, reforça Polyana.
Ao encarar o feedback como uma oportunidade de crescimento compartilhado e não como uma crítica, líderes e equipes ampliam sua capacidade de evoluir juntos, comunicar-se com clareza e alcançar resultados mais consistentes.
Sobre o ManpowerGroup
O ManpowerGroup® (NYSE: MAN), empresa líder global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em rápida mudança, fornecendo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados enquanto encontramos empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades. Nossa família de marcas especializadas – Manpower, Experis e Talent Solutions – cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em mais de 75 países e territórios e faz isso há mais de 70 anos.
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