Pequenas empresas em 2026: 10 dicas de planejamento estratégico
Saiba como entender o mercado e planejar ações que podem fortalecer o crescimento do seu negócio ao longo do ano
O Brasil registrou um recorde em 2025 com a criação de 4,6 milhões de pequenos negócios, superando o resultado de 2024, quando foram abertas 4,1 milhões de novas empresas, o que reforça o avanço do empreendedorismo no país.
Segundo dados do Sebrae, os micro e pequenos negócios representam 97% das empresas brasileiras e são responsáveis por 7 em cada 10 novos empregos formais, consolidando-se como motor de geração de renda e desenvolvimento local. No entanto, a taxa de mortalidade empresarial brasileira continua elevada, e não está ligada apenas fatores econômicos, mas a deficiências de gestão e a ausência de planejamento.
O gerente comercial da GestãoClick, Lucas Sousa, compartilha dez dicas para se preparar para 2026.
Entenda o que é planejamento estratégico
A primeira dica é compreender o conceito central por trás de um bom planejamento estratégico, que consiste em definir objetivos claros para a empresa e estruturar ações consistentes para alcançá-los. Elaborar uma boa estratégia envolve analisar o cenário atual do mercado e as tendências futuras. A partir disso, é possível estabelecer metas realistas e criar um roteiro que sustente o crescimento do negócio ao longo do tempo.
Defina aonde quer chegar
Ter uma visão clara sobre onde sua empresa quer chegar no futuro orienta todas as estratégias e decisões, ajudando a manter o foco nos objetivos principais. Sem essa definição, é fácil desviar o caminho e perder oportunidades importantes para o crescimento do negócio. Não esqueça de compartilhar essa visão com sua equipe para garantir alinhamento e engajamento.
Conheça o seu público
Entenda as necessidades, dores e expectativas dos seus clientes. Quanto mais informações você tiver, mais precisas serão as estratégias. Lucas Souza aponta que, com isso, a empresa consegue estruturar soluções personalizadas e se posicionar como uma marca relevante.
Seja realista
Avalie os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do negócio. Essa análise proporciona clareza para criar estratégias mais eficazes. Para isso, converse com a equipe e analise dados internos para obter uma visão completa. É muito importante que as decisões sejam baseadas em fatos e não em suposições.
Foco no orçamento
Um orçamento bem planejado garante que a empresa utilize recursos de forma eficiente, evitando desperdício e priorizando investimentos importantes. Além disso, permite prever custos e planejar ações com mais segurança. A dica é analisar os gastos fixos e variáveis para criar um orçamento realista.
Pesquise tendências de mercado
Empreender exige estar sempre alerta às tendências. Muitos empreendedores focam tanto no serviço que oferecem que esquecem que o mercado muda, é preciso se atualizar, participando de eventos, lendo relatórios, acompanhando especialistas, para antecipar essas transformações e aproveitar as novas oportunidades.
Olhe para o lado
Quem são os seus concorrentes? Como eles estão navegando no mercado? A análise da concorrência oferece insights valiosos para na hora de estruturar o planejamento para 2026. “Olhe para o lado e avalie o que outras empresas estão fazendo e como você pode se diferenciar. Assim, você pode se posicionar de forma única e atrair mais clientes", ensina Souza.
Os dados são os melhores conselheiros
Tomar decisões baseadas em dados é uma das estratégias mais eficazes. Informações confiáveis ajudam a reduzir riscos e aumentar a precisão das ações. Isso também proporciona mais segurança no planejamento. Use ferramentas e relatórios para coletar e analisar os dados do seu negócio. Dessa forma, você constrói estratégias sólidas e alinhadas com a realidade.
Invista em tecnologia
Muitos empreendedores pensam que precisam passar horas preenchendo planilhas para fazer uma análise de dados, mas existem soluções de gestão que oferecem relatórios completos em minutos. Hoje, é cada vez mais indispensável o uso de um ERP, um software de gestão que integra e automatiza processos essenciais do negócio. Com ele, é possível acompanhar entradas e saídas, ganhar eficiência operacional e reduzir o tempo gasto com burocracias, como emissão de notas fiscais, controle de estoque e outras rotinas administrativas.
Tenha margem e plano de contingência
Ser otimista é importante, mas é preciso estar acompanhado de uma dose de estratégia. Por isso, é importante ter uma margem para ajustes ao longo do ano, permitindo adaptar-se rapidamente às mudanças. Além disso, é importante saber que imprevistos acontecem, e um plano de contingência é essencial para minimizar impactos e manter o negócio funcionando em momentos de crise.
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