Pagamentos digitais: o que o varejo brasileiro aprendeu em 2025
Varejo brasileiro aprende em 2025 que a transação perfeita está na infraestrutura integrada e na biometria
O ano de 2025 serviu como um divisor de águas para o varejo brasileiro, solidificando a lição de que a modernização urgente da infraestrutura de checkout é essencial para acompanhar a disrupção financeira nacional, impulsionada pelo Pix e pelo Open Finance. Segundo a Verifone, empresa global de tecnologia de pagamentos, a consolidação dessas plataformas transformou o Brasil em uma referência mundial em eficiência e digitalização de serviços bancários.
A principal lição aprendida pelo varejo é a necessidade de rapidez e flexibilidade no ponto de venda, uma vez que o Pix alcançou um ponto de intensificação e maturidade notáveis. Dados do Banco Central indicam 170 milhões de brasileiros (70% da população) já utilizam a solução de pagamento, que somou 59 bilhões de transações entre janeiro e outubro deste ano.
“O sucesso do Pix no varejo é inegável. Esse ritmo acelerado da digitalização impulsiona a Verifone a projetar um crescimento de 50% nas vendas de hardware no mercado nacional em 2026, refletindo a urgência por modernização da infraestrutura”, conta Caetano Altieri, CEO da Verifone Brasil.
Para dar o salto tecnológico exigido, a Verifone tem concentrado sua estratégia na transformação tecnológica e na infraestrutura de alto impacto. O varejo aprendeu que a segurança e a fluidez na experiência de compra não podem mais depender apenas de cartões ou senhas.
A resposta da Verifone a essa demanda é a inovação biométrica, com a tecnologia de pagamento por biometria facial e de palma da mão, que permite ao consumidor validar transações com um simples sorriso, substituindo a senha. Além de segurança, o reconhecimento facial possibilita que o sistema cruze o perfil do cliente com programas de fidelidade, abrindo espaço para ofertas personalizadas e aumentando o tíquete médio do varejista.
Outras tecnologias que o varejo precisa adotar incluem os novos terminais baseados em Android, que oferecem maior versatilidade e integração com sistemas de automação comercial, e o Tap-To-Phone, que transforma qualquer smartphone em um terminal de pagamento via NFC para autônomos e pequenos comerciantes.
A expansão do mercado digital brasileiro também ultrapassou as fronteiras. Em 2025, a Verifone deu um passo para a expansão global e local, com o lançamento do Pix Internacional nos Estados Unidos, em parceria com a PagBrasil. A solução, inicialmente focada nos EUA – destino de 1,9 milhão de turistas brasileiros em 2024 – permite que o cliente brasileiro pague em reais com conversão automática no ponto de venda e sem o risco de chargeback para o varejista.
O volume de processamento da Verifone no País, que supera 1,5 bilhão de transações mensais na plataforma Payware CMS, que responde por aproximadamente 30% do volume total de transações no Brasil, reforça o compromisso da empresa em entregar experiências de pagamento flexíveis e ilimitadas para o varejo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>