IDIS destaca diversidade racial como motor de inovação no setor de seguros
Debate destaca desafios de acesso a oportunidades, letramento racial nas empresas e impacto direto da diversidade nos resultados do setor
O Instituto pela Diversidade e Inclusão no Setor de Seguros (IDIS) realizou nesta segunda-feira (8) o encontro online “Diversidade é Potência”, reunindo especialistas para discutir como a diversidade racial influencia a inovação, a geração de valor e a sustentabilidade das empresas do mercado de seguros. Participaram do debate Davi Oliveira, integrante do IDIS Afro Comitê, e Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro, com moderação de Ana Paula de Almeida Santos, advogada e presidente do instituto.
Durante sua participação, Davi Oliveira destacou a baixa presença de profissionais negros no mercado formal e, especialmente, em posições de carreira. “Por mais que a gente faça, cadê as oportunidades? Cadê as oportunidades de cargos de carreira? No Brasil todo a gente só tem 9% de profissionais negros no mercado”, afirmou.
O integrante do IDIS Afro Comitê também compartilhou uma experiência pessoal vivida em uma empresa anterior, ao tentar desenvolver um projeto interno. Segundo ele, a falta de diversidade era evidente. “Havia apenas uma pessoa afro, uma mulher negra”, relatou, ao exemplificar a sub-representação racial nos ambientes corporativos.
Davi ressaltou ainda que, diante desse cenário, profissionais negros precisam se reinventar constantemente para conseguir se integrar. “O profissional negro se reinventa cada vez para conseguir se integrar. O que a gente precisa ter é capacitação e inclusão no mercado”, disse. Para ele, a mudança estrutural passa pelo compromisso das organizações com a educação e a conscientização. “As empresas precisam de um letramento racial, precisam entender não só a nossa cultura, mas a nossa história”, completou.
Na sequência, Patrícia Santos reforçou que políticas efetivas de diversidade e igualdade racial geram impactos concretos nos resultados das empresas. “A gente tem relatos dos nossos clientes, como Avon, Natura e a própria Globo, que aumentaram em 30% o faturamento depois que começaram a implementar igualdade racial”, afirmou.
A executiva também destacou a importância do fortalecimento do Black Money como estratégia de desenvolvimento econômico da população negra. “Black Money, para mim, é o dinheiro preto para os pretos. Tenho visto muitas consultorias e negócios de pessoas negras que movimentam esse Black Money”, pontuou.
Patrícia chamou atenção ainda para o protagonismo negro no empreendedorismo brasileiro. “Segundo pesquisa do Sebrae, a maioria das micro e pequenas empresas no Brasil é liderada por pessoas negras e a maioria são mulheres negras”, destacou. Apesar disso, ela reforçou que os desafios vão além da conquista de uma oportunidade inicial. “Para nós, pessoas negras, é difícil conquistar oportunidades, mas é mais difícil ainda se manter na oportunidade”, afirmou.
Ao sintetizar o conceito central do encontro, Patrícia definiu diversidade como um fator estratégico. “Eu costumo dizer que a diversidade é o encontro das potências e das histórias” e completou que “diversidade é a democratização dos acessos”.
A mediação foi conduzida por Ana Paula de Almeida Santos, presidente do IDIS, que reforçou o papel do instituto em colocar a diversidade racial no centro das discussões estratégicas do setor de seguros, envolvendo seguradoras, corretoras, resseguradoras e demais agentes do ecossistema.
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