Tecnologia e finanças: como aprimorar rotinas financeiras nas empresas com eficiência
De acordo com a Forvis Mazars, não importa o porte da empresa. A tecnologia pode ajudar na redução de erros; automação de tarefas; disponibiliza informações em tempo real, para auxiliar na tomada de decisões de forma mais rápida; e na gestão centralizada, integrando todos os outros setores da empresa.
Adotar tecnologia nas rotinas financeiras não é mais uma tendência, mas uma necessidade para empresas que buscam crescimento sustentável e competitividade. O investimento em soluções tecnológicas permite gerenciar com eficiência, antecipar riscos, explorar oportunidades e tomar decisões inteligentes.
De acordo com Uipiquer dos Santos, sócio e COO da Forvis Mazars, como as rotinas financeiras, em geral, são manuais e repetitivas, estão propensas a falhas humanas. Dessa forma, podem impactar em prejuízos, retrabalho e na falta de confiabilidade dos dados.
“Além de ajudar na redução de erros, a tecnologia também pode beneficiar com a automação de tarefas, como contas a pagar ou receber, conciliação bancária e emissão de notas fiscais. Permite, ainda, disponibilidade de informações em tempo real, para tomadas de decisão mais rápidas; gestão centralizada; e integração com outros setores, como estoque, vendas e RH.”
O executivo acrescenta que não basta investir de qualquer forma para se ter uma adoção eficiente na tecnologia, é preciso fazer um planejamento, começando pelo diagnóstico dos processos atuais e a definição dos objetivos. “Avaliar os custos, escalabilidade, integração com outros sistemas, suporte técnico e a segurança das informações são essenciais.”
Outro ponto de atenção é engajar e treinar os colaboradores para que não haja muita resistência às mudanças. “As empresas não podem esquecer que, após a implementação, o monitoramento de resultados é primordial, com estabelecimento de indicadores-chave de desempenho (KPIs), como tempo de processamento financeiro, índice de erros e eficiência dos fechamentos.”
O último ponto de atenção para o setor financeiro das empresas é o de “blindagem dos dados”. “A transformação digital tornou a proteção dos dados financeiros essencial, pois sua exposição pode gerar perdas graves e comprometer a confiança do mercado. Firewalls e antivírus não bastam; é preciso integrar tecnologia, processos e conscientização”, afirma Uipiquer.
Nesse ponto de segurança das informações financeiras, o executivo lista importantes estratégias, todas práticas que seguem padrões como a ISO 27001 para gestão eficaz da segurança.
• Monitoramento 24/7: ter na empresa um centro de operações de segurança para detecção e alertas de possíveis invasões;
• Criptografia e Backups: dados protegidos e recuperação rápida em casos de ataque;
• Treinamento dos colaboradores: para prevenção contra phishing e fraudes.
• investimento em automação: Chatbots e processos automáticos.
• Acessos Seguros: implantar MFA (método de segurança que exige mais de um fator de autenticação para verificar a identidade do usuário), em sistemas críticos.
Sobre a Forvis Mazars
A Forvis Mazars é uma rede global líder em serviços profissionais. A rede opera sob uma única marca em todo o mundo, com apenas dois membros: Forvis Mazars LLP nos Estados Unidos e Forvis Mazars Group SC, uma parceria internacional, integrada, que opera em mais de 100 países e territórios. Ambas as empresas-membro compartilham o compromisso de oferecer uma experiência inigualável ao cliente, fornecendo serviços de Auditoria & Asseguração, Consultoria Tributária e Consultoria Empresarial em todo o mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>