Empreendedorismo no Brasil: como um ex-vendedor de sorvete construiu um império de inovação
Fundador da Greenn, da Picolo Sorvetes e de projetos, como o “Geração de Futuro”, Rafael Wisch quer consolidar sua imagem como um dos nomes mais inovadores do empreendedorismo brasileiro
A trajetória de Rafael Wisch parece saída de um roteiro de cinema: começou vendendo sorvete e, hoje, lidera um ecossistema empresarial que movimenta milhões por ano. Com um olhar afiado para oportunidades e coragem para inovar, ele deu seus primeiros passos no empreendedorismo com um investimento modesto, mas uma ambição imensa. “Comecei com um sonho simples: criar algo grande. Quando olhei para o mercado, vi oportunidades de transformar setores inteiros”, afirma.
Hoje, à frente da Greenn, uma das maiores empresas de marketing digital do país, Wisch lidera um time com mais de 130 colaboradores e está finalizando sua transição do cargo de CEO para um novo posicionamento como multiempreendedor. Em 2025, ele também está à frente da Picolo Sorvetes, indústria na qual investe mais de R$ 1 milhão, e de projetos ambiciosos na área de inteligência artificial, como o Bambino, uma plataforma de educação infantil personalizada com potencial disruptivo e do projeto “Geração de Futuro”.
“Minha missão é reinventar o que já foi feito e criar soluções para problemas antigos. A inovação não está só na tecnologia, mas na forma como a gente olha o mundo”, diz Rafael. Essa visão se materializa no DSA (Digital Sem Atalhos), evento idealizado por ele e que será realizado em julho de 2025, com nomes como Mário Gazin e Marcos Rossi, o encontro propõe três dias de imersão para empresários do digital que desejam construir negócios sólidos, com propósito, longevidade e ética — sem atalhos, sem fórmulas vazias. A proposta é reunir experiências do passado, lições do presente e ferramentas do futuro para honrar quem construiu o mercado e impulsionar uma nova geração com resultados reais e duradouros.
Os projetos de Wisch têm um ponto em comum: o foco em impacto real. O Bambino, por exemplo, usa inteligência artificial para criar conteúdos personalizados para crianças, abordando comportamentos e emoções de forma lúdica e acessível. “Não existe nada semelhante no mundo. Vamos entregar educação de qualidade, personalizada e acessível, usando o que há de mais avançado em tecnologia”, explica.
Além da educação e do marketing, Rafael está construindo um modelo inovador no setor alimentício, com pontos de venda semiautomáticos e tecnologia embarcada. “A ideia é juntar minha origem com minha visão de futuro. Tecnologia e produto de qualidade lado a lado”, resume. Ainda em 2025, ele prevê o lançamento oficial da indústria em 10 cidades e a expansão do projeto social Geração Futuro, com a missão de levar educação e novas oportunidades para, ao menos, 100 pessoas que hoje enfrentam contextos desafiadores e improváveis — promovendo não apenas conhecimento, mas transformação de vidas e de futuros.
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