Colabore com o Futuro estimula participação em Consulta Pública que vai decidir a frequência de atualização da cobertura dos planos de saúde
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) avalia, a cada dois anos, novos medicamentos e procedimentos que podem ser incluídos na lista de cobertura dos planos e seguros de saúde. O chamado rol de procedimentos define o que os convênios são obrigados a disponibilizar para seus usuários. Desta forma, os pacientes precisam aguardar a atualização do documento para ter acesso a novos tratamentos.
Até o dia 19 de abril é possível participar da Consulta Pública nº 84, que vai ouvir a população sobre a frequência para que o rol seja atualizado. A proposta, entre outras coisas, prevê que o tempo diminua de 24 para 18 meses.
“Estima-se 23% da população brasileira utilize planos de saúde. Esse número representa 47 milhões de brasileiros. Quem paga por um plano privado espera ter acesso mais ágil e maior cobertura de tratamentos”, afirma a advogada Andrea Bento, especialista em mobilização social e cofundador da Colabore com o Futuro. A entidade criou uma campanha para engajar a sociedade na atualização do rol da ANS e fez parceria com diversas entidades para ampliar a divulgação das informações.
A Colabore com o Futuro e parceiros entendem que a proposta da consulta pública é benéfica, já que a simplificação do rito diminui o tempo de revisão do rol”, destaca Andrea. “No entanto, muitas doenças não esperam e quanto menor for esse tempo de revisão, mais pacientes terão acesso às tecnologias que necessitam”, defende a advogada.
Mais informações para entender a Consulta Pública nº 84, que dispõe sobre o processo de atualização periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, podem ser acessadas no link https://bit.ly/31df9Ej
Sobre a Colabore com o Futuro
Primeiro negócio social de advocacy da América Latina, a Colabore com o Futuro mobiliza a sociedade a participar das decisões de saúde junto ao governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>