Difamação: saiba como evitar essa situação no trabalho
Difamação no trabalho é quando uma pessoa sofre (ou realiza) uma conduta ofensiva à reputação de outra. Além de prejudicial à imagem da empresa, de acordo com a Constituição Federal, “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrentes de sua violação”. Ou seja, além de prejudicar o clima organizacional, a difamação é crime!
A seguir, Renato Santos, especialista em compliance e sócio da S2 Consultoria, esclarece quais os diversos tipos de difamação no trabalho e o que é preciso fazer para evitá-los.
Boatos
Os boatos são notícias e novidades cuja fonte não é conhecida, no entanto, são propagadas rapidamente no ambiente de trabalho. São rumores que correm publicamente sem que a sua veracidade seja confirmada. Isso causa problemas de comunicação, dificuldade nos relacionamentos dos colegas e falta de profissionalismo e ética.
Assédio moral
O assédio moral acontece quando há a exposição de colaboradores ou gestores a uma situação humilhante e constrangedora. Considera-se uma forma de violência psicológica e um tratamento discriminatório. Essa humilhação repetitiva interfere diretamente na vida do colaborador e prejudica as suas relações sociais. Além disso, podem causar diversos danos à sua saúde física e mental, comprometendo as suas condições no trabalho.
Fofoca
As fofocas são falas maldosas, afirmações baseadas em dados irreais e que não são concretos. O popular “disse que me disse” que prejudica de alguma maneira a vida de alguém. Ela acontece quando uma pessoa espalha uma informação (sendo verdade ou mentira) sobre a vida de outra, sem o seu consentimento. Os rumores sobre a vida das pessoas causam uma série de problemas para a empresa, como: baixa produtividade; clima organizacional pesado; queda na lucratividade; e ainda prejudica a saúde dos colaboradores.
Como evitar a difamação no trabalho
Melhore o clima organizacional
Santos recomenda a aplicação de pesquisas de satisfação para avaliar o clima organizacional da empresa. "É sempre importante identificar os pensamentos dos colaboradores para criar um planejamento de comunicação interna baseado em dados reais do negócio", diz. "Assim, crie programas para melhorar o clima e fortalecer os relacionamentos, tais como: aumento de bônus; eventos internos; confraternizações; gamificação; palestras motivacionais etc.", completa.
Incentive a comunicação
Segundo o especialista, a comunicação é uma das principais chaves para evitar a difamação no trabalho. Por isso, é importante ter bons excelentes canais de comunicação e fazer reuniões periódicas com o time. "Os gestores devem incentivar o respeito, a ética, a transparência e dar sempre o exemplo. É preciso mostrar, na prática, que a empresa respeita todas as pessoas e não discrimina ninguém", afirma.
Crie políticas claras
É fundamental ter políticas claras sobre o comportamento ideal dentro da empresa. Santos explica que elas ajudam a nortear as atitudes internas e são uma forma de conduzir (e até mesmo punir) quem não se adequar às normas. "Assim, é essencial ter um bom código de ética e aplicar testes de integridade para promover uma gestão segura e de acordo com as políticas da organização", ressalta.
Sobre S2 Consultoria
Empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude (Apropriação indevida, Corrupção e Demonstrações fraudulentas) e assédio (Moral, Sexual e Corporativismo), levando em conta o comportamento humano e seus desdobramentos nas organizações.
O sócio Renato Almeida dos Santos é PhD em Fraude e Assédio. Advogado, com MBA em Gestão de Pessoas, Mestre e Doutor em Administração pela PUC-SP. Autor do livro “Compliance Mitigando Fraudes Corporativas” e coordenador do IPRC - Instituto de Pesquisa e Risco Comportamental.
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