Empresas estão de olho em funcionários que inventam sintomas da COVID-19
Infelizmente, existem algumas pessoas que estão se aproveitando da situação do coronavírus para tirar vantagem. Segundo uma pesquisa da Heach Recursos Humanos, 47% das empresas já enfrentaram a situação de funcionários alegarem sintomas da COVID-19 para não trabalharem durante algumas semanas.
Quando o funcionário informa o time de recursos humanos ou o próprio superior, que está se sentindo mal e pode estar apresentando sintomas parecidos com uma gripe ou até de coronavírus, normalmente é orientado a procurar um médico e, provavelmente, deve ser informado sobre fazer o isolamento e o repouso. Com isso, muitos funcionários estão tirando proveito da situação.
Mas, quem faz isso não percebe que além de prejudicar a empresa, também está colocando o próprio emprego em risco. "A partir do momento que o funcionário está ausente, outra pessoa deve executar o trabalho e pode acabar fazendo melhor, o que torna muito perigoso a pessoa se ausentar sem um motivo real", conta Elcio Paulo Teixeira, CEO da Heach Recursos Humanos.
Outro detalhe importante é que se for comprovado o fingimento, a mentira por parte do funcionário, há uma possibilidade muito grande da pessoa ser demitida. "Dependendo do grau da comprovação, este funcionário pode ser demitido por justa causa, não tendo direito a receber nada", explica o CEO.
Essa questão vem sendo um divisor de águas dentro do sistema de avaliação das empresas, da manutenção ou não dos empregados. Principalmente em um momento de pandemia, o perfil comportamental que as empresas estão selecionando mudou. Agora, as companhias estão em busca de pessoas que possuem foco em solução de problemas, nível de engajamento alto, flexibilidade cognitiva e sentimento de dono.
"As pessoas que estão indo pelo caminho da mentira com a falsa crença de que estão tirando vantagem, acabam colocando as suas carreiras em risco. Mentiras como essa podem destruir a carreira de um profissional por muitos anos", finaliza Elcio Paulo Teixeira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>