Cesvi indica como deve ser feita a manutenção das cabines de pintura em oficinas de reparo automotivo
Confira algumas dicas para realizar ajustes preventivos
Ter uma cabine de pintura é essencial hoje para qualquer oficina de reparação de automóveis. O centro de pesquisa automotiva Cesvi Brasil lembra que a cabine evita a contaminação de todo o ambiente da oficina durante os trabalhos de repintura nos carros. Além disso, reduz os efeitos do “overspray” (o excesso de pulverização no jato de tinta).
Por isso, a conservação e a manutenção da cabine de pintura são atividades essenciais em qualquer oficina moderna.
Mas como e quando devem ser feitos esses cuidados? O Cesvi descreve um cronograma ideal de manutenção que as oficinas podem seguir para aumentar a vida útil de suas cabines de pintura.
A cada 15 dias:
Substituir os filtros de piso e da zona aspirante.
A cada mês:
Verificar os pré-filtros e substituí-los, quando necessário.
Turbina: checar visualmente as correias.
Queimadores: limpar e regular os queimadores do óleo diesel. Também verificar as pressões no sistema de regulagem do gás, o regulador de pressão e a eletroválvula de entrada de gás.
Limpar os revestimentos das lâmpadas.
A cada 6 meses:
Lavar as paredes da cabine.
Limpar o piso e as grades da cabine.
Verificar o estado da turbina: pás, rolamentos, silentblocks.
Correias: verificar o estado e tensioná-las.
Acoplamento direto: verificar os rolamentos.
Checar o estado das borrachas ou juntas das portas da cabine.
A cada ano:
Medir o consumo da turbina.
Verificar o ajuste dos terminais do motor.
Limpar com aspirador o motor da turbina.
Substituir os filtros do teto.
Limpar as chaminés.
Queimadores: limpar o filtro de óleo diesel; regular e limpar os queimadores de gás.
A cada 2 anos:
Substituir as luminárias (se necessário).
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