O COVID-19 e seus reflexos no mundo corporativo
A pandemia provoca mudanças nas empresas que vão muito além do home office
O distanciamento social e seus impactos sobre o setor produtivo são alguns dos efeitos mais diretos da pandemia do COVID-19. Com a rapidez da disseminação da doença, empresas de todo o mundo se viram obrigadas a adaptar processos e instituir novos métodos de trabalho na tentativa de preservar a saúde de seus funcionários e manter, ainda que minimamente, seu faturamento.
Para Silvia Spessotto, fundadora da consultoria de RH Evolluir, a emergência decorrente da pandemia pode representar um ponto de inflexão na maneira como as empresas enxergam seus negócios. "A crise fará empresas questionarem seus propósitos e cultura na busca pelo que deve ser transformado para alcançar resultados de forma sustentável. O foco na gestão de risco deve aumentar".
Com equipes trabalhando em home office, longe da supervisão e comando constantes, o papel do líder também sofre alterações nesse novo contexto. "A partir de agora, os líderes com aptidões que ampliam a maturidade emocional e as relações saudáveis serão mais procurados e exigidos. E muito importante: visão de risco e inovação terão que caminhar lado a lado", afirma Silvia.
A especialista acredita que processos de fusões e aquisições devem crescer após a crise do COVID-19, o que deve tornar os Recursos Humanos cada vez mais orientados aos negócios, mas sem perder de vista o cuidado nas relações. "É preciso que os profissionais de RH sejam mais produtivos, flexíveis e desenvolvam a capacidade de antever riscos e pensar novas possibilidades de relações de trabalho".
A transformação cultural e a formação e desenvolvimento de equipes protagonistas e resilientes também deverão estar entre as prioridades dos profissionais de Recursos Humanos no cenário pós-crise, segundo Silvia.
Sobre a Evolluir
A Evolluir surgiu para estimular o desenvolvimento de pessoas e de organizações. Sua fundadora, Silvia Spessotto, foi executiva de RH em grandes empresas, como Itaú, Grupo Santander, Natura, MetLife e Odebrecht. Em mais de 30 anos de carreira, Silvia acumula experiência na estruturação, direção e implantação de estratégias de RH, além de consistente vivência em processos de fusão, internacionalização, reestruturação organizacional e gestão da mudança. Saiba mais em: http://www.evolluir.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>