Diversidade: iniciativa de startup mira potencial de suas colaboradoras
Com mais de 70 funcionários, diretoria da Menu é composta por 62% de mulheres
Apostando na diversidade como estratégia de crescimento, o time de diretores da Menu - startup que simplifica o comércio de alimentos B2B no Brasil - é composto por nove pessoas, são cinco mulheres (62,5%) e 3 homens (37,5%). A iniciativa já trouxe resultados, em 2019, a empresa contratou sessenta funcionários para ocupar vagas em diversas áreas. “Estamos sempre buscando representatividade em nosso time, isso significa falar com consumidores na mesma linguagem”, comenta Leonardo Almeida, diretor executivo da Menu.
A baixa participação das mulheres nos cursos de ciências e tecnologia cria um desafio às empresas que buscam aumentar a diversidade em seus quadros. Por isso, a startup tem investido no recrutamento de candidatas para a área de tecnologia da informação. A desenvolvedora Larissa Lyra, responsável por projetar as interfaces de projetos web na startup, conta que esteve em muitos lugares procurando por oportunidades. “Eu não desisti, a Menu além de me receber de braços abertos, acreditou no meu potencial. A empresa tem investido na minha capacidade e confiou diversos desafios para 2020”, afirma Larissa.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) analisou mais de 12 mil empreendimentos e verificou que 84,3% dos empreendedores são do sexo masculino, contra 15,7% do sexo feminino. Hoje na Menu as áreas de marketing, operações, pessoas, produtos e anunciantes são lideradas por mulheres. Pensando nisso, a startup tem realizado atividades que promovem o protagonismo feminino na organização.
Programa incentiva mulheres a serem líderes
Dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e as ações quase sempre estão relacionadas a tratamentos de beleza ou se limitam à famosa rosa vermelha entregue a todas as funcionárias. A diretoria da Menu, formada pela maioria de mulheres programou palestras e encontros quinzenais ao longo deste ano para discutir liderança feminina e assuntos que impactam diretamente no dia a dia das colaboradoras. Além dos debates este mês a startup vai patrocinar o Programa da Springtech - um treinamento focado na gestão de mulheres da área da TI. Com um olhar diferente para suas colaboradoras, o objetivo da startup é inspirar mulheres sobretudo no conhecimento pessoal e profissional.
Sobre a Menu
Desde 2016 no mercado, a Menu - startup de tecnologia voltada para comercialização de bens de consumo, vem crescendo 50% ao mês. Por meio do marketplace, oferece mais de 20 mil produtos com entregas em SP e RJ - os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais baratos e entrega garantida em até 48 horas. Com mais de 100 mil clientes cadastrados e grandes atores no setor, como Alelo, Ambev, Unilever e Grupo Pão de Açúcar, a Menu também oferece aos anunciantes serviços agência digital, soluções de pagamento e frete.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>