Comprar x alugar: Com queda nos juros, cenário estimula aquisição de imóveis
Especialista orienta fazer uma análise de mercado e estudar linhas de financiamento
Não existe nenhuma receita mágica para investir. A vida financeira precisa de um planejamento estratégico, com análise da atual situação do mercado e foco. Aí vem a pergunta: devo comprar ou alugar um imóvel? Eis a questão. Ter um cantinho para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros, mas tal dúvida paira sobre a cabeça de muitos que têm a possibilidade financeira de fazer uma ou outra escolha.
“Enquanto os defensores da casa própria argumentam que a aquisição do bem é o melhor investimento que se pode fazer na vida, os que preferem a locação advogam a favor do gasto mais modesto com moradia e da sensação de não estar preso a um local de residência”, afirma o sócio-diretor da EXHO e especialista em mercado imobiliário, Pedro Paulo Ferreira Barbosa.
Segundo ele, um ponto a ser analisado é o seguinte: “com o corte dos juros, que reduz o retorno das aplicações de renda fixa, fica mais difícil conseguir uma renda mensal suficiente para pagar um aluguel”. O especialista recomenda levar em conta a queda dos juros e as perspectivas atuais para o mercado imobiliário.
Na visão dele, a decisão deve ser tomada com base em vários fatores, como o momento de vida. “Portanto, não há regra. Contudo, o momento é favorável para a compra, já que a queda dos juros para o crédito imobiliário vem facilitando as condições de financiamento”, aconselha.
Para quem tem interesse em comprar, o alto estoque de imóveis ainda disponíveis para comercialização segura os preços em um patamar mais baixo. Essa redução dos preços e os juros declinantes têm tornado a compra uma opção mais atrativa.
“Quem vai financiar precisa, primeiro, fazer um planejamento financeiro para descobrir se tem condições de arcar com as parcelas do crédito imobiliário”, pondera Pedro. Se a decisão for mesmo financiar, vale gastar um tempo para escolher a modalidade de financiamento mais vantajosa, que varia dependendo da situação do comprador. Houve mudanças nesse campo recentemente, que podem facilitar a vida do comprador.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>