Saber escolher um sistema de pagamento online que traz vantagens para empresas
*Por Patrick Negri, CEO da iugu
O avanço tecnológico facilita uma série de processos e auxilia as empresas a se tornarem competitivas no mercado. Isso acontece devido à quantidade de ferramentas e plataformas que dão a elas a possibilidade de se tornarem inovadoras.
Entre as atividades beneficiadas por esse movimento, que ganhou mais agilidade e segurança, estão os formatos de pagamento que hoje já ocupam o ambiente digital, garantindo comodidade e uma experiência mais agradável para o consumidor.
Pelo menos, é assim que deve ser. Para uma empresa selecionar um sistema de pagamento online ideal para seu negócio ela deve, sobretudo, ficar atenta as opções do mercado e ao perfil do cliente. O cuidado é necessário, pois esse sistema de pagamento online será um canal de otimização. Sendo assim, ele deve transmitir segurança e facilidade para o cliente e ser indispensável no controle de pagamentos realizado para a empresa.
Outro ponto é avaliar as funcionalidades do software. Um sistema de pagamento online é responsável pelo gerenciamento das vendas da loja virtual e precisa oferecer o máximo de segurança e dar ao consumidor uma variedade de opções de pagamentos (débito automático, cartão de crédito, boleto ou transferência bancária) pode garantir ainda mais a autonomia dele e a efetivação da compra.
Outra dica é pensar em um sistema que garanta um caixa saudável, redução de falhas e outras funcionalidades, como por exemplo:
- Checkout transparente: etapa de finalização da compra deve ser prática e ágil.
- Boleto registrado: emissão de boleto para otimizar a compensação e liberar compras rapidamente.
- Flexibilidade de parcelamento: a plataforma deve oferecer à sua empresa a autonomia para definir o número de parcelas limite para o pagamento efetuado pelo consumidor.
- Compra em um clique: quando o sistema permite o salvamento dos dados do cartão por meio de criptografia e agiliza o processo para próximas compras.
- Cartão de crédito: bandeiras com opções de pagamento nacionais e internacionais
- Multas e juros: cálculo automático por critérios estabelecidos depois da data de vencimento
- Notificação de pagamento: ser alertado quando o consumidor efetua o pagamento
- Descontos: ativação automática de políticas de descontos para clientes VIP
Todos somos clientes, portanto, uma outra dica que dou ao empreendedor é se colocar no papel de consumidor do seu próprio negócio. Esse pode ser um dos caminhos para avaliar como tornar a experiência do cliente cada vez mais única e atrativa. Trazer um ambiente, mesmo que digital, mais seguro e transparente durante todo o percurso da loja é um diferencial que pode resultar na fidelização do cliente, além de ser um trunfo que pode impactar positivamente a consolidação da empresa no mercado, na conquista de novos clientes e até, no lucro.
Patrick Negri é co-fundador e CEO da iugu, primeira plataforma online para automação financeira do Brasil. Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, desde cedo percebeu suas habilidades na área de programação, além da grande aptidão para empreender. Aos 16 anos começou seu primeiro negócio, um mecanismo de busca online e, algum tempo depois montou uma agência digital que desenvolvia sites de vendas. Com maiores aspirações e, mesmo sem terminar os estudos, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como CTO de uma grande empresa do segmento financeiro, até 2012, quando teve a ideia de fundar a iugu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>