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Faturamento da Capitalização atinge R$12,3 bilhões na Região Sudeste

Marcos Coltri, presidente da FenaCap. Marcos Coltri, presidente da FenaCap.

De acordo com os dados divulgados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), entre os meses de janeiro a dezembro de 2018, a Região Sudeste registrou crescimento de 1,66% na receita de títulos de capitalização, totalizando R$12,3 bilhões. Ainda segundo a pesquisa da federação, os estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo distribuíram R$499,2 milhões de prêmios em sorteios a clientes da Região. Quanto aos resgates finais e antecipados, houve, no período, recuo de 3,99%, seguindo tendência nacional (3,3% de queda), o que revela um consumidor mais cauteloso diante das incertezas ainda presentes na economia.

SETOR DE CAPITALIZAÇÃO ARRECADA R$ 21 BI EM 2018

Com edição do novo marco regulatório e criação de duas modalidades de títulos, mercado projeta ambiente mais favorável aos negócios, crescimento e muitos lançamentos para 2019

O setor de Títulos de Capitalização - produtos que oferecem soluções de negócios com sorteios - cresceu 1,2% em 2018, acumulando uma receita global de R$ 21 bilhões. Os dados, divulgados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), revelam, ainda, um aumento de 0,9% nas reservas técnicas, montante correspondente a recursos de títulos de capitalização ativos, resgatados ao final da vigência ou de forma antecipada, que somaram R$ 29,4 bilhões.

"O mercado reagiu, trazendo mais otimismo, em particular pela aprovação do novo marco regulatório do setor", diz Marcos Coltri, presidente da FenaCap. Segundo Coltri, o normativo traz mais segurança jurídica e, consequentemente, melhora o ambiente de negócios. Ele destaca, ainda, que as modalidades de capitalização estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja como solução para a conquista da disciplina financeira, para garantia de contratos, para o exercício da filantropia ou para alavancagem de outros segmentos econômicos, acrescentando que a expect ativa para 2019 é de um novo ciclo de lançamento de produtos.

Ao longo de 2018, as empresas de Capitalização distribuíram R$ 1 bilhão em sorteios, o equivalente ao pagamento de R$ 4,3 milhões em prêmios por dia útil do período. Já o montante relativo aos resgates recuou 3,3%, em comparação ao ano anterior. O setor restituiu R$ 17 bilhões a clientes que levaram seus planos de capitalização até o fim do prazo de vigência, ou para aqueles que optaram por antecipar o resgate de suas economias. "Registramos uma tendência à redução dos resgates antecipados logo no início do ano, movimento que se acentuou ao longo do período, possivelmente como reflexo da melhoria das expectativas em relação à economia", avalia o presidente da FenaCap.

Mais transparência nas relações de consumo, novas oportunidades de negócios

Com a edição do novo marco regulatório da Capitalização, em maio, duas modalidades de produtos foram criadas: Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia. Na prática, esses produtos já existiam dentro de outras modalidades, mas agora passam a ter regras próprias, trazendo mais transparência às relações de consumo e novas oportunidades de mercado. “Há uma expectativa muito grande do setor no segmento da filantropia, por exemplo. Muitas das instituições que atuam nessa área, e já são parceiras de empresas de capitalização, acreditam que o potencial para os títulos de Filantropia Premiável é enorme, em vista da forma como a governança dessas operações de transferência de recursos – por meio da cessão de direito de resgate por parte clientes da capitalização – está estruturada e regulamentada, o que confere mais transparência a todo o processo”, avalia Marcos Coltri. Segundo ele, As possibilidades que se abrem com a regulamentação da modalidade Instrumento de Garantia , com extensão de seus benefícios para qualquer tipo de relação contratual, também deixaram o mercado bastante otimista. “ Temos convicção de que, com as novas regras, que começam a valer a partir do próximo mês de abril, o mercado terá uma ambiente mais favorável para desenvolver novas soluções de negócios com sorteios, a fim de atender a novas demandas dos consumidores, garantindo, assim, um novo ciclo de crescimento no setor Capitalização.

Trilhas FenaCap

Inaugurado no fim de 2018, o programa Trilhas Fenacap foi criado para promover discussões de temas relevantes para o mercado de capitalização. Nas duas primeiras edições, em outubro e novembro, respectivamente, as atenções se voltaram para as oportunidades de negócios trazidas pelo novo marco regulatório. Com a participação expressiva de profissionais do mercado, parceiros comerciais e equipe técnica da Susep, a Federação promoveu debates sobre as modalidades Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia.

Títulos de capitalização: soluções para vários perfis de clientes

Instrumento de Garantia (novo)- O título de capitalização substitui a figura do fiador nas transações de aluguel de imóveis e serve de garantia para empréstimos e outros contratos. Nessa modalidade, o contratante do título de capitalização também concorre a sorteios.

Filantropia Premiável (novo) - O consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização e concorre aos sorteios previstos no plano.

Popular - Permite que o consumidor adquira um título de valor acessível, em torno de R$ 7, e participe de sorteios de prêmios em dinheiro, com direito ao resgate de até 50% do valor pago.

Tradicional - O objetivo dessa modalidade é a formação de uma reserva, de maneira programada, por um prazo previamente conhecido e valor pré-determinado. Dá direito à participação em sorteios ao longo de toda a vigência e ao resgate de 100% do que foi pago, atualizado pela TR, ao fim do prazo de contrato. É uma solução para as pessoas que não têm disciplina para guardar dinheiro.

Incentivo - Nessa modalidade, uma empresa de varejo, por exemplo, adquire uma série exclusiva de títulos e cede aos seus clientes o direito a participar de sorteios. É uma forma de alavancar vendas, ampliar mercado, girar estoque e estreitar o relacionamento com os consumidores.

Marcos Coltri, presidente da FenaCap.


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