Calor intenso, esforço físico e carnaval podem sobrecarregar o coração, alerta cardiologista
O Carnaval ocorre em um dos períodos mais quentes do ano e costuma reunir uma combinação que exige atenção especial à saúde do coração: calor intenso, longos períodos de atividade física, poucas horas de descanso e consumo de álcool. Em cenários de temperaturas elevadas, essa soma pode representar um risco significativo, inclusive para pessoas sem diagnóstico prévio de doença cardíaca.
De acordo com o cardiologista Dr. Firmino Haag, coordenador da Cardiologia do Hospital Albert Sabin (HAS-SP), o organismo sofre um estresse cardiovascular importante quando é submetido a esforço físico em ambientes muito quentes. “O calor provoca dilatação dos vasos sanguíneos e aumento da frequência cardíaca. Quando a pessoa dança por horas, caminha longas distâncias ou realiza esforço intenso sob altas temperaturas, o coração precisa trabalhar mais para manter a circulação e a regulação térmica do corpo”, explica.
Segundo o especialista, essa sobrecarga pode ser agravada pela perda excessiva de líquidos e eletrólitos por meio do suor, levando à desidratação e a alterações do ritmo cardíaco. “Exercícios físicos realizados no calor intenso, sem hidratação adequada e sem pausas, podem desencadear queda de pressão, tontura, mal-estar e arritmias, especialmente em pessoas com hipertensão, cardiopatias, arritmias prévias ou baixo condicionamento físico”, alerta.
Outro fator de risco frequente durante o Carnaval é o consumo de bebidas alcoólicas associado a bebidas energéticas. Esses produtos contêm altas doses de cafeína e outros estimulantes que aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial. “O energético estimula o sistema cardiovascular e, quando combinado com álcool, calor e esforço físico, pode potencializar palpitações, taquicardia e descompensações cardíacas”, afirma o Dr. Haag.
O cardiologista ressalta ainda que os energéticos podem mascarar sinais de cansaço e de embriaguez, levando ao consumo excessivo de álcool e prolongando a exposição do organismo ao calor e ao esforço físico. “Essa combinação impõe um estresse adicional ao coração e aumenta o risco de eventos cardiovasculares, mesmo em pessoas jovens”, destaca.
Para reduzir os riscos durante a folia, a recomendação é manter hidratação frequente com água, evitar esforço físico intenso nos horários mais quentes do dia, fazer pausas regulares, respeitar os limites do corpo e não substituir água por bebidas alcoólicas ou energéticas. Pessoas com doenças cardiovasculares devem manter a medicação em dia e evitar bebidas estimulantes.
“Sintomas como dor no peito, falta de ar, palpitações persistentes, tontura ou desmaio são sinais de alerta e exigem interrupção imediata da atividade e busca por atendimento médico”, orienta.
“O Carnaval pode ser aproveitado com segurança, desde que haja consciência dos limites do corpo. Cuidar do coração é essencial para que a festa termine bem”, conclui o especialista.
HOSPITAL ALBERT SABIN:
O Hospital Albert Sabin tem mais de 50 anos de experiência na área da saúde. Durante esse tempo, o HAS ganhou muito respeito, relevância e é reconhecido pela excelência no atendimento.
A estrutura do hospital conta com Centro Cirúrgico bem equipado com aparelhos de última geração à disposição dos médicos.
Quando o assunto é atendimento o HAS é incomparável. Seja com os pacientes, colaboradores, equipe médica ou parceiros, o Hospital Albert Sabin tem autonomia e independência das grandes corporações, o que permite que o hospital funcione com maior proximidade e de forma única, ou seja, com mais agilidade,flexibilidade e acolhimento de todos.
Para o HAS, tão importante quanto estar próximo na hora que o paciente mais precisa, é estar próximo no seu dia a dia proporcionando comodidade. Atuar com competência, gerar resultados e experiências positivas é a forma do HAS de cuidar da sua vida.
Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como o Pronto Atendimento 24 horas, Unidade Coronariana (UCO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI),Centro Cirúrgico e internações de urgência e eletivas.
O HAS oferece atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Cirurgia Vascular.
O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, com equipamentos modernos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância.
O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.
HAS: Sua vida tem o nosso cuidado!
Para saber mais:
Endereço:
Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP
Central de atendimento:
(11) 3838 4655
Convênios atendidos
ALLIANZ- BRADESCO- CARE PLUS- CET- GAMA- GEAP- HAPVIDA INTERMÉDICA- MAPFRE- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PORTO SEGURO- SBC SAÚDE- SEPACO- SEPACO SAÚDE- SUL AMÉRICA- UNIMED NACIONAL (CENTRAL NACIONAL)- UNIMED SEGUROS-VIVEST
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>