SEGS Portal Nacional

Saúde

Claustrofobia pode afetar funcionamento do coração; médico explica os sintomas

  • Segunda, 10 Fevereiro 2025 18:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Luporini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

FOTO: Pixabay

Participante do Big Brother Brasil 25, o ginasta Diego Hypólito compartilhou com os colegas de confinamento que sofre com essa condição

Uma pessoa claustrofóbica tem pavor de lugares fechados e pode desenvolver ataques de ansiedade e de pânico se, porventura, estiver em um quarto sem janelas, dentro do avião, num corredor de passagem ou, até mesmo, em um elevador. Participante do Big Brother Brasil 25, o ginasta Diego Hypólito compartilhou com os colegas de confinamento que sofre com essa condição e o médico cardiologista Marco Miguita, da Cardiocat, principal serviço de hemodinâmica em Londrina, explica os sintomas e como evitar possíveis problemas.

“Apresentar taquicardia além de falta de ar, dor no peito e sensação de asfixia são alguns dos sintomas que uma pessoa claustrofóbica pode sentir em ambientes fechados, inclusive hiperventilação. Por isso, é importante estar com a saúde do coração em dia e bem monitorada para evitar problemas maiores”, afirma o médico cardiologista Marco Miguita. De acordo com o especialista, a fobia pode apresentar riscos ao coração caso o paciente tenha alguma condição específica. “Daí a necessidade de realizar exames e tratar o que for necessário, a fim de não potencializar a claustrofobia.”

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a claustrofobia é um transtorno de ansiedade que afeta cerca de 25% da população mundial. Além dos sintomas que afetam o coração, os claustrofóbicos podem sentir sudorese, tonturas, sensação de aprisionamento, zumbido no ouvido, formigamento e desorientação, sem conseguirem se concentrar e ter foco para pensar em outra coisa além do medo que sentem. “Os sintomas são parecidos com a ansiedade e com ataque de pânico, por isso devemos estar atentos à saúde cardíaca de um claustrofóbico.”

Marco ressalta ainda que a claustrofobia pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e condição, inclusive em cardíacos. “Manter um tratamento adequado a uma condição cardíaca ajuda a evitar que a claustrofobia provoque algum problema. Além disso, é possível desenvolver algumas técnicas para minimizar os sintomas da fobia de lugares fechados.” Entre essas técnicas estão praticar atividades físicas e exercícios específicos de relaxamento, como meditação e ioga. “Isso ajuda a equilibrar a respiração para, quando acontecer de sentir algum sintoma da claustrofobia, não sofrer com a hiperventilação e a falta de ar, minimizando os impactos no coração.”

Cardiocat

A Cardiocat, há mais de 20 anos, é uma sociedade de médicos especialistas nas áreas de cardiologia intervencionista, neuro radiologia, radiologia intervencionista, cirurgia endovascular e eletrofisiologista. O trabalho e o investimento tornaram possível a instalação de dois equipamentos novos e com tecnologia de ponta, transformando-se no principal serviço de hemodinâmica de Londrina e região. O atendimento, desde crianças recém-nascidas até idosos centenários, é realizado ininterruptamente durante 24 horas por dia e sete dias por semana, com especialistas de plantão a qualquer hora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version