SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia do Fisiatra: reabilitação e melhoria da qualidade de vida dos pacientes

  • Terça, 10 Setembro 2024 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme de Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dia do Fisiatra - Foto Pexels

Profissão, que enfrenta desafios no Brasil, desempenha papel importante no processo de recuperação da mobilidade

Nesta segunda-feira, 09 de setembro, comemora-se o Dia do Fisiatra, uma data que vai além da celebração da profissão, destacando o papel dos fisiatras na reabilitação e recuperação de pacientes. Este dia reflete também a importância desses profissionais na melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas, especialmente as que enfrentam problemas de saúde complexos e prolongados.

Segundo o médico fisiatra Ricardo Diaz Savoldelli, que é coordenador nacional de reabilitação e transição de cuidados da Versania Brasil, os especialistas em medicina física e reabilitação, podem desempenhar um papel fundamental na potencialização do trabalho do fisioterapeuta e de toda a equipe multiprofissional, no entanto, destaca que a fisiatria é uma das especialidades médicas com menor número de profissionais no Brasil.

“Vivemos em um país com dimensões continentais, onde o acesso das pessoas à reabilitação é limitado. Só para termos uma ideia do problema, estudos mostram que apenas 5% das pessoas que apresentam um AVC (ou AVE) tem o acesso à reabilitação no Brasil. Isso é um absurdo e precisa ser melhorado”, ressalta.

De acordo com Savoldelli, que atua na área há quase 20 anos, no processo de reabilitação, a comunicação e o entendimento de todos os envolvidos são fundamentais. “Caso os objetivos do paciente, dos familiares e da equipe médica sejam diferentes, não se chega a lugar nenhum. É como um barco: se cada um remar para um lugar diferente, não chegarão a lugar nenhum”, ressalta.

“Na Versania, faço a questão que os pacientes e familiares entendam que eles fazem parte do processo e que, juntos, tracemos os objetivos. Temos reuniões frequentes com a equipe e os familiares para estarmos alinhados e, assim, atingir as metas que todos nós estipulamos”, explica o fisiatra.

Desafios

Um dos desafios, na atualidade, é que muitos gestores de saúde veem a reabilitação como um custo e não como um investimento, conforme Savoldelli. “É preciso entender que uma reabilitação bem feita potencializa o resultado de uma cirurgia, inclusive, muitas vezes, evita um procedimento cirúrgico, reinternações, estimula a reinserção do indivíduo à sociedade, ao mercado de trabalho, além de outros ganhos já comprovados.”

O médico salienta, ainda, que muitos lugares no país não possuem estrutura de reabilitação adequada. “O paciente é avaliado, o plano terapêutico é traçado, mas não é realizado.”

Em contrapartida, a unidade da Versania em BH, especializada em reabilitação e cuidados paliativos, conta com completa infraestrutura, equipe multiprofissional e filosofia de reabilitação, segundo Savoldelli. “É uma outra realidade. Eu recebo apoio do escritório de qualidade da Espanha, da Colômbia e do Data Healthlab. Neste contexto, acredito que dois grandes desafios são: fazer com que o paciente chegue no momento certo para o nosso serviço e, além disso, garantir a continuidade dos cuidados de reabilitação dele após a alta em nossa instituição”.

Na Versania, a maioria dos pacientes que passam por processo de reabilitação está relacionada às condições neurológicas, ortopédicas, oncológicas, pulmonares, amputação, que passaram pela UTI com quadro de sepse e outros casos.

“Eu digo que a reabilitação não é matemática: a quantidade de sessões não está relacionada à qualidade. Existe toda uma lógica no programa de reabilitação. É preciso paciência. Tanto os pacientes quanto os familiares devem valorizar os pequenos ganhos”, enfatiza o médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version