SEGS Portal Nacional

Saúde

Endometriose e dieta mediterrânea: como os alimentos frescos e abundância de vegetais aliviam os sintomas

  • Segunda, 09 Setembro 2024 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Altamente nutritiva e indicada por ginecologistas especializados, dieta vem se mostrando poderosa aliada para reduzir os impactos da doença

A dieta mediterrânea é conhecida por conter, em seu cardápio, diversos alimentos frescos e naturais. Ela indica a ingestão abundante de frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, nozes e azeite de oliva — padrão alimentar que tem sido associado a uma série de benefícios à saúde, ajudando, inclusive, a aliviar sintomas da endometriose.

A condição afeta milhões de mulheres em todo o mundo, causando desde desconfortos até dor intensa, infertilidade e outros sintomas debilitantes. Embora não haja cura definitiva, uma alimentação adequada pode desempenhar um papel crucial para o bem-estar e qualidade de vida de quem convive com a doença.

“Por se tratar de uma condição inflamatória, estas mulheres podem se beneficiar com a ingestão regular desses tipos de alimentos, como peixes ricos em ômega-3, nozes e azeite de oliva, que combatem inflamações”, explica Dr. Patrick Bellelis, especialista em endometriose e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. “Esses alimentos ainda auxiliam na saúde da flora intestinal, evitando a constipação e o consequente aumento dos níveis de estrogênio, potencialmente prejudicial para quem tem endometriose”, continua o médico.

Ao mesmo tempo, a dieta mediterrânea limita drasticamente a ingestão de alimentos processados e ricos em gorduras trans, muito comuns na dieta ocidental, que podem intensificar a inflamação da endometriose e desencadear um desequilíbrio hormonal.

“A alimentação pode, sim, ter um impacto significativo na rotina e na gestão da endometriose. E nunca é demais relembrar que, para se obter os melhores resultados no tratamento quando se trata da alimentação, é fundamental contar com a orientação de um nutricionista qualificado. Ele indicará a dieta mais adequada para oferecer uma melhoria real na qualidade de vida”, finaliza Dr. Patrick.

Clínica Bellelis - Ginecologia

O ginecologista Patrick Bellelis é Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP); graduado em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC; especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); além de ser especialista em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pelo Hospital das Clínicas da USP. Possui ampla experiência na área de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva, atuando principalmente nos seguintes temas: endometriose, mioma, patologias intrauterinas e infertilidade. Fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) de 2007 a 2022, além de ter integrado a Comissão Especializada de Endometriose da FEBRASGO até 2021. Em 2010, tornou-se médico assistente do setor de Endometriose do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Clínicas da USP; em 2011, tornou-se professor do curso de especialização em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva — pós-graduação lato sensu, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; e, desde 2012, é professor do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version