SEGS Portal Nacional

Saúde

Peeling de fenol: Médico desmistifica a substância e indica procedimentos para substituí-lo

  • Sexta, 12 Julho 2024 18:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Nobre
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Freepik

Proibido pela ANVISA após caso fatal em São Paulo, o Fenol causou alarde nas redes. Dr. Luiz Haroldo Pereira, membro e ex-presidente da SBCP, afirma que o composto químico não é o vilão da história, mas que precisa ser regulamentado

Viralizado nas redes sociais em 2024 pelo processo intenso e resultados surpreendentes, o peeling de fenol virou febre até chegar a sua primeira vítima fatal. Após realizar o procedimento em uma clínica não autorizada, o empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, morreu em São Paulo. Um mês depois, a ANVISA proíbe a substância para fins estéticos. De acordo com o Dr. Luiz Haroldo Pereira, cirurgião plástico membro e ex-presidente da SBCP, se bem utilizado, o fenol pode está longe de ser o vilão.

“Aprendi a utilizar o fenol na França há mais de 40 anos e ele pode produzir excelentes resultados no rejuvenescimento quando bem utilizado. Só que ele precisa ser bem diluído e feito por cirurgião plástico ou dermatologistas, ambos com experiência em queimaduras, de preferência em ambiente hospitalar”, explica o médico.

O que é Peeling de Fenol? - Considerado um procedimento invasivo, o peeling de fenol provoca uma espécie de queimadura controlada que remove toda a epiderme e parte da derme, causando uma renovação na pele, estimulando a produção de colágeno e diminuindo drasticamente marcas de expressão e sinais do tempo. Apesar dos efeitos positivos, o tratamento não é recomendado para qualquer pessoa.

Proibição da ANVISA - Proibido pela ANVISA no princípio de julho de 2024, o Conselho Federal de Medicina já recomendava que a substância fosse utilizada apenas por médicos qualificados. Agora, o CFM luta pela liberação do fenol para esses profissionais.

“A ANVISA proibiu enquanto busca por uma solução para isso, afinal, a substância vinha sendo usada indiscriminadamente até em cursinhos de estética, por profissionais que não tinham qualificação. Mas o resultado do fenol, quando bem usado, é excelente. Torço para que, em breve, a ANVISA consiga liberá-lo”.

Riscos reais - Defendendo o uso da substância por profissionais autorizados e qualificados, Dr. Luiz Haroldo também alerta para os perigos do uso indiscriminado.

- Queimaduras: “O fenol provoca queimaduras profundas, de primeiro e até segundo grau. Por isso deve ser feito por cirurgiões plásticos ou dermatologistas com experiência em queimaduras”;
- Tóxico para o coração: “Esse procedimento pode provocar muitas alterações por penetrar profundamente, como arritmias cardíacas, podendo chegar até a uma parada cardíaca”;
- Manchas e alta pigmentação da pele: “Devido a sensibilidade gerada, o clima quente do Brasil pode resultar no escurecimento e em algumas manchas, é necessário redobrar o cuidado”.

Alternativas para quem quer rejuvenescer - Quem deseja o resultado do fenol, existem alternativas autorizadas pela ANVISA e menos invasivas. Dr. Luiz Haroldo recomenda a dermoabrasão, o peeling químico, o peeling de ácido tricloroacético ou o laser. “Existe uma série de tratamentos e produtos suscetíveis a dar bons resultados para o rejuvenescimento da pele e tem menos contraindicações”.

Saiba mais sobre Dr. Luiz Haroldo Pereira

Dr. Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, é referência em cirurgia corporal e facial no Brasil. O médico já foi presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) do Rio Janeiro, participou da banca de exames para título de especialista em cirurgia plástica durante 12 anos e, desde 2006, é membro da comissão de avaliação para médicos que desejam se torna titulares da SBCP, capacitados para realizar as cirurgias de abdominoplastia, lipoaspiração, implantes de silicone e outros procedimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version