Procura por procedimentos estéticos aumenta entre os homens e chega a 30% do total realizado, afirma médico
Segundo o Dr. Luiz Haroldo Pereira, membro e ex-presidente da SBCP, aplicações de botox e preenchimentos estão no topo do pódio, seguido de cirurgias que dão o aspecto de músculos mais definidos
A figura masculina de Narciso prova que vaidade nunca foi “coisa de mulher”. No entanto, o autocuidado masculino está mais forte que nunca. De acordo com o Dr. Luiz Haroldo Pereira, cirurgião plástico membro e ex-presidente da SBCP, o número de homens que buscam por procedimentos estéticos em seu consultório não para de crescer, tendo um crescimento de mais de 10% no último ano e agora representam mais de 30% do total de procedimentos realizados.
E os dados são confirmados pela SBCP. No fim de 2023, a Sociedade divulgou que, de fato, nos últimos 5 anos, o percentual de cirurgias realizadas em homens saltou de 5% para os 30% percebidos por Dr. Luiz Haroldo.
“Principalmente após a pandemia, os homens estão ficando cada vez mais vaidosos. Até mesmo nas atividades físicas, eles estão se cuidando cada vez mais, mas agora perceberam que também podem recorrer aos procedimentos estéticos, desde preenchimentos e botox até mesmo as cirurgias plásticas”, afirma o médico.
Os procedimentos mais buscados - De acordo com o médico, dentro deste percentual, ao menos 10 dos 30% estão procurando por procedimentos não cirúrgicos como preenchimentos no rosto com gordura ou ácido hialurônico, tratamentos com laser para a pele e o campeão: aplicações de botox.
Já entre as cirurgias realizadas, o objetivo de modo geral é definir o corpo. A famosa lipo-HD está no topo do pódio, trazendo o tão desejado “abdômen de tanquinho”.”Junto a ela, também podemos associar alguns preenchimentos musculares para dar um contorno mais harmonioso”, ressalta Luiz Haroldo. O médico também destaca a prótese ou enxerto de gordura nas panturrilhas: “Pernas finas costumam ser um complexo comum entre os homens e a musculatura da panturrilha hipertrofia muito pouco”.
A aparência mais forte e definida pode estar no topo da lista, mas o especialista também afirma que de 45 anos em diante, o foco muda e a principal procura é para a correção das bolsas palpebrais, a blefaroplastia. Em segundo, a lipoaspiração de papada. “Se for associada ao endolaser então, o resultado é impecável.”
A desconstrução do tabu de que vaidade é “coisa de mulher” - A procura masculina por cirurgia plástica já foi um tabu, mas de acordo com Dr. Haroldo, são águas passadas. “Os homens se sentem muito mais livres para serem vaidosos, não percebo mais nenhum problema deles em relação a isso”. Apesar dessa desconstrução, a procura normalmente ainda parte da mulher.
“O que mais acontece, pelo menos no meu consultório, é uma mulher vir fazer a sua cirurgia e na consulta, o parceiro vem acompanhando. No meio da consulta, eles começam a se animar também e a fazer questionamentos para entender como aquilo se encaixa neles e por fim, acabam fechando algum procedimento também. É muito comum operarmos casais”.
Elas estão mais exigentes - O médico especula que o aumento pode dever-se também ao fato de que as mulheres estão mais exigentes e cientes do seu valor. “As mulheres não precisam mais de homens. Elas se cuidam e são donas de si em todos os aspectos, e já não aceitam mais um parceiro relaxado. Desta forma, homens principalmente entre os 20 e 50 anos, começaram a se esforçar para alcançar essa evolução”.
Saiba mais sobre Dr. Luiz Haroldo Pereira
Dr. Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, é referência em cirurgia corporal e facial no Brasil. O médico já foi presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) do Rio Janeiro, participou da banca de exames para título de especialista em cirurgia plástica durante 12 anos e, desde 2006, é membro da comissão de avaliação para médicos que desejam se torna titulares da SBCP, capacitados para realizar as cirurgias de abdominoplastia, lipoaspiração, implantes de silicone e outros procedimentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>