SEGS Portal Nacional

Saúde

Festa junina: Médico fala sobre aliados e vilões da dieta e explica como curtir o cardápio típico sem culpa

  • Sexta, 07 Junho 2024 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Nobre
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

iStock

Segundo o Dr. Rodrigo Schröder, nutrólogo referência em comunicação sobre saúde com mais de 1 milhão de seguidores nas redes, dá até para criar pré-treinos inusitados sem sair do clima de uma das temporadas favoritas dos brasileiros

Junho chegou e com ele, a fogueira acesa, as bandeirinhas e o cardápio mais aguardado do ano. Entre caldos, bolos, milho-verde, canjica, paçoca, pé-de-moleque, vem a festa junina. Para quem está buscando uma alimentação mais saudável e principalmente, baixa em caloria, a temporada pode parecer um desafio, mas não precisa ser. Segundo o Dr. Rodrigo Schröder, um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de 1 milhão de seguidores nas redes, dá para manter a saúde em dia sem deixar de aproveitar.

O primeiro segredo, como sempre, é a moderação. Além disso, evitar algumas combinações como estratégia pode ser uma solução para “conter danos”.

Os vilões versus as opções com mais nutrientes - Apesar do cardápio junino ser repleto de opções que, apesar de deliciosas, não dá para defender em questões nutricionais, existem sim alguns grandes aliados.

“Os maiores vilões são os alimentos fritos, como os pastéis, e os alimentos com excesso de açúcar, como os bolos e doces. Porém, algumas opções como milho verde, canjica e batata doce podem ser aliadas importantes nesse período, pois oferecem nutrientes essenciais de forma mais saudável”, afirma o médico.

Estratégias para quem não abre mão de provar de tudo - Sem abrir mão de provar os pratos de menor valor nutricional, o médico dá algumas dicas para não atrapalhar tanto assim a dieta:

- Divida o seu prato principal destinando metade dele para as opções mais saudáveis, como grãos integrais ou o milho cozido;
- Beba água adequadamente antes, durante e após as refeições para facilitar a digestão;
- Evite repetir, moderando assim a ingestão calórica;
- Evite combinar frituras e doces, porque pode piorar a retenção de líquidos e sensação de inchaço;
- Também é importante evitar combinar alimentos muito ricos em gordura com alimentos muito ricos em carboidratos, pois isso pode atrapalhar a digestão.

O doce não precisa ser banido - De acordo com o médico, dá sim para escolher uma sobremesa, mas é importante optar por receitas menos processadas e com menos açúcar adicionado. “Nesse sentido, a canjica e a paçoca tendem a ser melhores opções do que bolos e doces industrializados. Ainda assim, é importante lembrar que esses itens também devem ser consumidos com moderação”.

Troque o quentão pelo vinho quente - Não dispensa um drink, nem que seja para aquecer um pouco? Opte pelo vinho quente. “O vinho contém menos açúcar e mais compostos antioxidantes”, conta Rodrigo. Mas isso não significa que está totalmente liberado. O médico também afirma que bebida alcoólica em nenhuma quantidade é considerada saudável.

Para quem já exagerou, ele dá algumas dicas para fugir da ressaca: “é fundamental beber água em abundância, evitar fumar e descansar adequadamente. Suplementos como vitamina B e enzimas também podem ajudar”.

Pré-treino em clima junino - O cardápio festivo é tão diversificado que pode virar até pré-treino, sem precisar sair do clima nem na hora de ir para a academia ou seu esporte favorito.

“Uma opção inusitada de pré-treino inspirada na comida típica seria uma vitamina de milho verde. Ela fornece carboidratos, fibras e nutrientes que podem dar um impulso saudável antes da atividade física. Outra alternativa é uma barra de cereal caseira com ingredientes típicos, como castanha-de-caju e amendoim”.

Sobre Rodrigo Schröder

Dr. Rodrigo Schröder é formado em Medicina, com residência em Ortopedia e Traumatologia. Entretanto, foi em sua pós graduação de Nutrologia Esportiva e Medicina do Esporte e no mestrado em Nutrição e Dietética que ele se encontrou e hoje é um dos maiores profissionais do país em Medicina e Performance Esportiva. Na agenda de consultas, celebridades do entretenimento como Vera Fischer, Anderson Leonardo, Bárbara Coelho, Rodriguinho e outros; e do esporte, como Bárbara Seixas, Lara Nobre, Diego Alves e mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version