Miopia na infância: Sem o tratamento adequado, doença pode impactar o desenvolvimento das crianças e prejudicar o desempenho escolar
ZEISS lança lentes que controlam a progressão da miopia em crianças e adolescentes
- Primeira solução a considerar a idade do paciente no gerenciamento da doença, as lentes ZEISS MyoCare são capazes de frear o avanço da miopia em jovens de seis a 17 anos;
- De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia é considerada a epidemia do século e poderá atingir metade da população mundial até 2050¹.
A ZEISS Vision, empresa alemã especializada na fabricação de lentes oftálmicas e líder mundial em tecnologia voltada à saúde ocular, lança no Brasil as lentes ZEISS MyoCare, primeira solução a considerar a idade do paciente para controlar – e em alguns casos impedir – a progressão da miopia, distúrbio visual que se desenvolve durante a infância e evolui de forma rápida, fazendo com que objetos distantes pareçam embaçados.
Disponíveis nas lojas ZEISS VISION CENTER e óticas parceiras em todo o Brasil, as novas lentes ZEISS MyoCare possuem uma abordagem inovadora ao oferecer um design específico para crianças com até 10 anos de idade. Após essa fase, a recomendação é fazer a troca para as lentes ZEISS MyoCare S, responsáveis por retardar a progressão da miopia em jovens de até 17 anos. A continuidade do tratamento também é assegurada pela marca alemã, que oferece a garantia exclusiva de duas trocas por ano para cada paciente.
“O desenvolvimento saudável dos olhos é extremamente importante durante a infância porque não se trata apenas de ter qualidade de vida no dia a dia. Se não houver nenhum tipo de controle, a miopia pode progredir de forma irrestrita e acabar comprometendo o futuro da criança”, afirma a Dra. Marcela Barreira, chefe do setor de neuroftalmologia do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e oftalmopediatra parceira da ZEISS Vision.
De acordo com a especialista, as lentes ZEISS MyoCare e ZEISS MyoCare S agem na fase de desenvolvimento visual, que ocorre no período da infância e adolescência. Segundo ela, os ensaios clínicos mostram que, nos grupos de até dez anos, a progressão da miopia desacelera a uma média de 63%, se aproximando do ritmo de desenvolvimento ocular de crianças não míopes. Nos demais grupos, acima de dez anos, a desaceleração média é de 86%, chegando a 100% em alguns casos, a ponto de interromper a progressão da miopia.2
“É uma solução realmente eficaz no combate à doença. Sem o tratamento adequado, o olho pode tornar-se excessivamente comprometido e acabar contribuindo para surgimento de outras doenças oculares, além da perda potencial de visão irreversível. O risco de descolamento de retina, por exemplo, aumenta muito sem esse controle e a degeneração macular é aproximadamente 350 vezes mais comum em pessoas com a patologia”, completa a Dra. Barreira.
Campanha de conscientização
Com uma prevalência projetada de 50% da população mundial até 2050, a miopia é considerada um desafio global por entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para auxiliar no combate ao problema, a ZEISS Vision inicia uma campanha sobre a importância do diagnóstico e tratamento da miopia logo nos primeiros estágios da doença.
De acordo com a diretora de Marketing e Branding da ZEISS Vision, Paula Queiroz, a iniciativa visa chamar a atenção de pais e médicos para as possíveis consequências do avanço irrestrito da miopia nos jovens. “A miopia infantil é um problema crescente e que pode limitar a vida da criança sem o seu diagnóstico”, afirma a executiva da ZEISS no Brasil. “Quanto mais cedo a doença for descoberta, mais tempo de tratamento ela terá, o que reduz significativamente o impacto da patologia em sua vida”, completa.
Criada pela agência Moma, a campanha conta com diferentes peças para destacar a mensagem de que “as novas lentes gerenciam a progressão da miopia do seu filho desde já”. Já o conteúdo voltado para a classe médica reforça que “gerenciar a miopia na infância é transformar o futuro dos seus pacientes”. A campanha será veiculada em mídia offline e digital nas principais plataformas e capitais do país.
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