SEGS Portal Nacional

Saúde

Setembro Amarelo: Psicóloga lista medidas para identificação e prevenção de comportamentos suicidas

  • Quinta, 21 Setembro 2023 18:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elias Bruno
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8%, em 2022, na comparação com 2021, segundo levantamento presente no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com a psicóloga Karen Crisóstomo, professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), é possível identificar e prevenir o início de um comportamento suicida estando atento às diversas manifestações do sofrimento, tanto em comportamento, quanto em falas.

Em 2022, o Fórum registrou 16.262 casos de suícidio, uma média de 44 por dia, contra 14.475 registrados no ano anterior. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021. Karen lembra que cada pessoa lida com os sofrimentos de maneira diferente, portanto, é fundamental que se possa estar atento aos comportamentos que indiquem aspectos como mudanças de humor; preferência por se manter isolado; perda de interesse por coisas que antes tinha interesse; falas depreciativas como “sou inútil”, “se eu morrer ninguém sentirá minha falta” ou “a vida não tem sentido”; e o aumento ou início do uso de drogas.

A depressão, segundo Karen, pode ser um fator de risco para o suicídio, mas é preciso cautela ao associar o transtorno ao ato de tirar a própria vida, pois não são apenas pessoas diagnosticadas com depressão que pensam ou tentam suicídio.

“Como a depressão é um transtorno mental, ou seja, não há cura, existem comportamentos que se intensificam nos momentos de crise, como o humor deprimido, no qual a pessoa não consegue realizar atividades cotidianas, como por exemplo, a higiene básica, ou até mesmo se alimentar. Nesses momentos, por vezes, a ideação suicida, ou até mesmo o planejamento e por fim o ato do suicídio, podem estar presentes. Por isso, é fundamental que essa pessoa receba o acompanhamento adequado de psicoterapeuta e psiquiatra, para que receba tanto o suporte terapêutico, quanto medicamentoso”, alertou a psicóloga.

Combate desde a infância

Os jovens têm como características do seu período de desenvolvimento uma maior vulnerabilidade emocional por não ter maturidade frente a experiências vividas. Esse contexto aponta, de acordo com Karen, para uma maior probabilidade de não saber lidar com os momentos de sofrimento. Para ela, é importante cuidar da saúde mental desde a infância, para que esse jovem possa aprender a buscar ajuda sempre que necessário.

“Outro ponto importante é verificar se com o suporte da escola, familiares e amigos essa pessoa conseguirá obter ajuda. Caso se perceba que os pensamentos voltados para a morte ainda persistem, aí o indicado é buscar ajuda profissional o mais rápido possível”, indicou.

“Precisamos saber que o suicídio é um fenômeno multicausal, isto é, não existe um motivo específico que seja um fator que explique ou o justifique. A prevenção é possível ao passo que abrimos espaço de fala na família, na escola e nos meios de comunicação para desmistificar os diversos tabus em volta do tema”, complementa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version