SEGS Portal Nacional

Saúde

Infarto no Brasil: internações pela doença aumentam mais 150%

  • Quarta, 23 Agosto 2023 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Freepik

Cardiologista do Hospital São Vicente explica sedentarismo, tabagismo, estresse são algumas das principais causas do aumento da chance de infarto

Como uma das principais causas de morte entre homens e mulheres no Brasil, os riscos de ocorrência das doenças cardiovasculares chamam atenção, principalmente para o infarto. Dados do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) apontam que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto no Brasil teve um crescimento. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, 157% a mais. Já entre os homens ese crescimento foi ainda maior, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%.

De acordo com o médico, o infarto pode ser definido como a morte de células de uma região do coração, normalmente por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são registradas cerca de 300 mil ocorrências de infarto agudo do miocárdio por ano, com óbito em 30% dos casos. Segundo a análise, a tendência é que até 2040 haja um aumento de 250% desses episódios.

A principal causa, como detalha Tosoni, é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, provocando a obstrução desses vasos. “Na maioria dos casos, o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação de um coágulo e à interrupção do fluxo sanguíneo”, detalha. Em casos raros, a condição pode ser causada pela contração da artéria ou pelo desprendimento de um coágulo originado dentro do coração, que se aloja no interior dos vasos.

Entre os fatores de risco, o especialista cita maus hábitos como o tabagismo e o sedentarismo, além de doenças pré-existentes como a hipercolesterolemia, a hipertensão arterial e a diabetes. Já no cenário de ocorrências nos períodos mais frios, a idade se torna um fator agravante, ainda mais quando for complementar às demais condições de risco.

Além desses fatores, o frio também aumenta esse risco. O estudo do INC mostra que a incidência de infartos pode aumentar em até 30%. Idosos com idade entre 75 e 84 anos e pessoas com doença coronariana prévia são citados como os grupos mais vulneráveis.

“Com o objetivo de regular a temperatura corporal, o organismo faz a contração dos vasos sanguíneos e gera o aumento da pressão para evitar a perda de calor. Como as artérias estão mais estreitas, os coágulos e as placas de gordura podem dificultar o fluxo sanguíneo para o coração. Para indivíduos que já têm uma propensão ou já tem doença coronária instalada, a vasoconstrição pode favorecer a ocorrência do infarto”, explica Daniel Reis Tosoni, cardiologista do Hospital São Vicente.

Por isso, cuidados diários são essenciais, especialmente durante o inverno. A utilização de roupas mais quentes e a manutenção de uma temperatura confortável dentro de casa são ações simples que podem evitar a exposição a baixas temperaturas. Enquanto a adoção de uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos e a cessação do consumo excessivo de álcool e o tabagismo são medidas preventivas importantes em qualquer estação do ano.

Além dessas ações, também é importante manter os exames médicos em dia, bem como estabelecer uma rotina de consultas regulares com um cardiologista. “O infarto é uma emergência que exige cuidados médicos o mais rápido possível. O tratamento geralmente é medicamentoso e muitas vezes cirúrgico, através do cateterismo cardíaco e da angioplastia coronária”, finaliza Tosoni.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version