SEGS Portal Nacional

Saúde

Cirurgiã dentista fala sobre 6 hábitos que causam malefícios para os dentes

  • Terça, 10 Janeiro 2023 18:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitória Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Créditos: Freepink

Para começar o novo ano com uma saúde bucal completa é preciso deixar de lado algumas práticas nocivas, Dra. Kátia Blume explica

Todo início de ano traz consigo um sentimento de mudança, o que nos inspira a buscar uma nova rotina para nos tornarmos pessoas melhores e com um estilo de vida mais saudável. O momento é perfeito para deixar velhos hábitos para trás e iniciar novos. Na saúde bucal não é diferente, a Dra. Kátia Blume, cirurgiã dentista especialista em odontologia estética, falou sobre 6 hábitos que causam malefícios para os dentes para você fazer diferente nesse novo ano. Confira!

1. Fumar

“Sem dúvidas, é o pior hábito para a nossa saúde bucal. O cigarro causa uma diminuição das células de defesa da nossa boca, facilitando o surgimento de diversas doenças, entre elas o câncer de boca.”, explica ela.

2. Bebidas em excesso

De acordo com Blume, a bebida provoca desidratação do organismo, reduzindo o fluxo salivar. “O fluxo salivar é muito importante para prevenção de doenças como a cárie, mal hálito e periodontia”, adiciona ela.

3. Roer unhas

A especialista afirma que roer unhas é mais sério do que você pensa. “Além de levar uma série de bactérias para a cavidade bucal, ainda pode provocar fraturas e desgastes na estrutura do dente”.

4. Clareamento dental sem supervisão de um profissional

Hoje em dia é comum vermos inúmeros tutoriais e dicas na internet ensinando a realizar clareamento caseiro, mas isso pode causar danos irreversíveis para os dentes. “Isso porque a maioria destes milagrosos clareadores são super abrasivos e poderão ocasionar lesões na superfície do dente”, expõe Dra. Kátia.

5. Escovar os dentes com muita força

O hábito pode levar a lesões próximo a gengiva, causando sensibilidade e perda de estrutura que sustenta o dente, segundo Blume.

6. Chupar dedo

“Comum na infância, a prática de chupar dedo pode interferir no crescimento ósseo da face, modificando a posição e crescimento ideal dos dentes”, finaliza ela.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mar 24, 2026 Saúde

Saúde bucal na infância: 41% das crianças sofrem com…

Mar 24, 2026 Saúde

Tosse persistente: quando é hora de procurar um…

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mar 23, 2026 Saúde

Nutrição adequada, atividade física e cuidado integrado…

Mar 23, 2026 Saúde

Tosse por mais de três semanas não é normal e pode…

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version