Novembro Azul: Mais de 40 mortes por dia em decorrência do câncer de próstata
Dr. Ludsclay Cação destaca principais fatores preventivos e a importância dos exames diagnósticos, ainda tabu entre os homens
Ao falar sobre prevenção do Câncer de Próstata, devemos lembrar que se trata do segundo tipo de tumor mais frequente em homens, perdendo em número de incidência apenas para os tumores de pele não melanoma. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde de 2019 a 2021, forma mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.
Segundo Dr. Ludsclay Delmondes Cação, oncologista do Instituto Avantgarde, um fator muito importante que leva a diagnósticos tardios desta doença é o receio ou de certa forma preconceito dos homens devido ao método de triagem se constituir pelo exame de toque retal e análise do PSA no sangue, por isso a importância de se divulgar informações sobre esta doença.
95% dos casos de câncer surgem por influências de fatores externos e ausência de hábitos de vida saudáveis. Na tentativa e estratégia de prevenção desta enfermidade, o oncologista destaca: “a importância de uma alimentação saudável e balanceada, idealmente orientado por um nutricionista com conhecimento oncológico na área, a prática de atividade física regular, principalmente visando uma composição corporal ideal, visto que, estudos recentes relatam maior incidência em homens com sobrepeso e obesidade, e evitar consumo de álcool e tabagismo dentre outros fatores”.
Todos esses hábitos, que se referem aos fatores de risco “modificáveis” não constituem garantia de evitar a doença, mas é possível sim reduzir ao máximo os riscos de desenvolvê-la. “Ainda falando sobre fatores de risco, existem outros chamados de ‘não modificáveis’, que devem ser cuidadosamente conduzidos, como sexo, idade e histórico familiar, para terem suas influências reduzidas no quesito de desenvolvimento da doença, por isso a importância das condutas preventivas e acompanhamento médico adequado”, conclui Dr. Ludsclay Cação.
Sobre o Dr. Ludsclay Delmondes Cação - Oncologia
O Dr. Ludsclay Delmondes Cação é formado em Medicina há 16 anos, com especialização em Cirurgia Oncológica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É um dos sócios do Instituto Avantgarde e sua conduta médica é pautada na Prevenção à Saúde para população em geral e no Prognóstico Favorável aos pacientes oncológicos.
Sobre o Instituto Avantgarde
Há mais de 10 anos, o Instituto Avantgarde atua na medicina integrativa, cuidando da saúde e do bem-estar de cada paciente com uma equipe multidisciplinar com foco total na prevenção. A medicina integrativa tem como objetivo tratar o indivíduo em sua completude, investigando a fundo e de forma personalizada, as queixas de cada paciente. Tornando a prevenção e o cuidado multidisciplinar uma matriz básica para alcançar o equilíbrio perfeito para cada organismo. São diversas especialidades, da cardiologia à nutrição, o trabalho é feito de forma integrada e preventiva, com o objetivo de manter o indivíduo em equilíbrio proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>