Câncer de boca e as opções de tratamento nos tumores avançados
Esse é um dos temas que serão debatidos no Encontro Brasileiro de Cirurgiões de Cabeça e Pescoço
A cirurgia ainda é a melhor alternativa para o tratamento do câncer de boca avançado, podendo, no entanto, causar grandes sequelas. Mas o avanço tecnológico que vem permitindo modelos tridimensionais por prototipagem e a crescente evolução das reconstruções microcirúrgicas está proporcionando o aperfeiçoamento das cirurgias de reconstrução e minimizando as sequelas.
A cirurgia, esclarece a especialista Fátima Matos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), ainda é a melhor opção para tratar tumores avançados, sendo necessário, em alguns casos, a complementação com quimioterapia e radioterapia, podendo, inclusive, haver indicação de imunoterapia.
Dependendo do estágio da doença, a cirurgia para o tratamento do câncer deixa grandes sequelas e mutilações. Mas o avanço tecnológico com a criação de próteses bem finalizadas e próximas da estrutura real, bem como o aperfeiçoamento técnico da microcirurgia, já conseguem minimizar as sequelas.
No entanto, reforça a médica, “sem qualquer dúvida podemos afirmar que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores alternativas para evitar as sequelas provocadas pela doença. Campanhas e programas de treinamento de profissionais da saúde e de educação da população, além da criação de fluxos mais eficazes de encaminhamento de pacientes ao cirurgião de cabeça e pescoço para que iniciem o tratamento ainda com lesões iniciais, evitariam as mutilações necessárias para o tratamento do câncer avançado.
FICHA TÉCNICA
Encontro Brasileiro de Cirurgiões de Cabeça e Pescoço
Data: 21 e 22 de outubro de 2022
Evento 100% on-line
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>