Setembro Amarelo: a importância de se discutir saúde mental nas escolas
O Setembro Amarelo está chegando ao fim. Apesar de a saúde mental ganhar atenção no mês de setembro, ela merece ser debatida durante o ano inteiro. Bianca Propocio, professora de Habilidades para Vida da Escola Vereda da unidade de São Bernardo do Campo, afirma que o tema jamais deve ser encarado como tabu.
“A escola é o local onde os estudantes interagem com as pessoas de sua idade, se desafiam e apreendem todos os dias. Por isso, situações como bullying, pressão por notas altas, dificuldade de aceitação e de se encaixar podem agravar o equilíbrio biopsicossocial e dar gatilhos para transtornos que marcam a adolescência e a vida adulta.”
“O aumento na incidência dessas doenças traz uma necessidade de se falar abertamente sobre saúde mental na educação. Discutir sobre saúde mental nas escolas não pode ser um tabu, mas sim um espaço seguro e que tenha um acolhimento para que crianças e adolescentes exponham suas dúvidas, troquem o que sentem e obtenham um apoio de que necessitam. Afinal, muitas vezes, as crianças e adolescentes passam mais tempo com professores e a equipe escolar do que com a família.”
Sobre a Escola Vereda - Com 5 anos de atuação, a Escola Vereda oferece formação do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio nos câmpus de Santo André, São Bernardo do Campo e Mooca. Ela se destaca por ofertar educação integral, através de um planejamento pedagógico minucioso, construído com intencionalidade pedagógica, permitindo assim o foco no protagonismo do estudante e na construção do conhecimento, de maneira alinhada à BNCC, por meio do desenvolvimento dos conteúdos, das habilidades cognitivas, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida, resultando na formação das competências necessárias para o século XXI. Tudo isso com um ticket médio competitivo, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>