SEGS Portal Nacional

Saúde

Dentista do Grupo Hapvida NDI destaca a importância da higienização correta para prevenir doenças bucais

  • Quinta, 15 Setembro 2022 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Stehling
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito : Divulgação

Em ampla pesquisa realizada há dois anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 34 milhões de brasileiros adultos, acima dos 18 anos, já perderam 13 ou mais dentes e que outros 14 milhões viviam sem nenhum, devido às mais variadas doenças bucais. O problema mais comum, conforme já destacou a Organização Mundial de Saúde, é a cárie, seguido pelo tártaro e a placa.

Essas três afecções têm algo em comum: o cuidado com a limpeza pode, praticamente, eliminar as causas dessas doenças, conforme destaca Rafaela Magda de Oliveira Almeida, dentista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica. “Uma boa higienização da cavidade bucal e dos dentes é essencial para prevenir tanto o tártaro quanto qualquer outro tipo de doença presente na boca. Em partes de difícil acesso, além da escovação, tem que se usar também fio dental e solução fluorada de bochecho. Ter esses tipos de cuidados previne não só o tártaro como também a cárie e outras doenças bucais”, diz Rafaela.

A cárie é causada pela desmineralização do dente, quando algumas bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada logo abaixo dela (chamada dentina). A placa é uma espécie de camada grudenta e incolor de bactérias que grudam nos dentes e na gengiva, podendo causar tanto a cárie quanto a gengivite. Já o tártaro é a placa endurecida que se liga ao esmalte do dente e abaixo da gengiva.

Para quem tem os dentes tortos e uma arcada irregular, a limpeza diária pode ser um pouco mais complicada e menos efetiva. A dica que a dentista Rafaela Oliveira dá nesses casos é a seguinte: quem possui uma dentição irregular deve procurar um ortodontista e fazer um tratamento para que os dentes fiquem em posição correta, o que facilita a escovação e a higienização.

Segundo pesquisas na área de saúde, a incidência de cáries, tártaros e placas costumam surgir, na maior parte das vezes, em crianças e em idosos. Na garotada, as doenças surgem por conta de maus hábitos, como consumo frequente de doces e refrigerantes. A esses fatores soma-se escovações mal feitas. Nos idosos, as doenças aparecem com mais frequência por conta do desgaste natural dos dentes e pelo consumo de medicamentos que podem enfraquecer a arcada dentária.

E sempre vale destacar que a prevenção é o melhor remédio. Assim, além de escovação regular dos dentes (a indicação é que seja feita, no mínimo, três vezes ao dia, após as refeições), uso de fio dental e soluções fluoradas, é preciso manter visitas constantes aos dentistas e fazer a limpeza de seis em seis meses. No portal do Grupo Hapvida NDI (https://www.hapvida.com.br/), o cliente pode marcar consultas, pesquisar especialistas credenciados, dentre outros serviços.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mar 24, 2026 Saúde

Saúde bucal na infância: 41% das crianças sofrem com…

Mar 24, 2026 Saúde

Tosse persistente: quando é hora de procurar um…

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mar 23, 2026 Saúde

Nutrição adequada, atividade física e cuidado integrado…

Mar 23, 2026 Saúde

Tosse por mais de três semanas não é normal e pode…

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version