SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital Bom Pastor promove ações de saúde no Dia Internacional dos Povos Indígenas

  • Quarta, 10 Agosto 2022 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Unidade é referência de atendimento para mais de 50 aldeias da região e se destaca por atuação humanizada

No Dia Internacional do Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira (9), o Hospital Bom Pastor (HBP), unidade própria da Pró-Saúde na região Norte do Brasil, realizou ações de conscientização em saúde. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, como forma de garantir condições dignas aos povos indígenas.

A programação contou com palestras focadas em saúde da mulher e da criança, e teve como público-alvo pacientes e acompanhantes em atendimento na unidade e na Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI) local. Diferente de hospitais dos grandes centros urbanos, o Bom Pastor é referência no atendimento à saúde indígena para mais de 50 aldeias na região de Guajará-Mirim, em Rondônia, onde 90% do acesso é por meio fluvial.

Um dos temas abordados neste ano foi a importância do exame Citopatológico do Colo Uterino, popularmente conhecido como Papanicolau, principal estratégia para a detecção precoce de câncer do colo do útero.

“Escolhemos esse tema pois identificamos que as pacientes indígenas ainda se sentem desconfortáveis em realizar a coleta do exame, por vergonha ou falta de informação. É um exame importante para a saúde da mulher e buscamos conscientizá-las por meio da informação”, explica Bianca Abiorana, enfermeira da unidade.

De acordo com o Ministério da saúde o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina – sem considerar os casos de pele não melanoma –, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Além disso, a programação contou também com uma palestra sobre desnutrição infantil. De acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), no Brasil, cerca de 30% das crianças indígenas são afetadas por desnutrição crônica. Além disso, meninas e meninos indígenas têm duas vezes mais risco de morrer antes de completar um ano de vida do que as outras crianças brasileiras.

“Recentemente recebemos crianças com baixo peso e desnutrição, e observamos que o problema está relacionado aos hábitos alimentares, por isso, abordar o tema com as mães é tão importante”, enfatiza Bianca.

O Hospital Bom Pastor realiza consultas, exames, cirurgias, partos e internações, com estrutura pensada especialmente para o público indígena e se destaca na atuação humanizada em um lugar remoto do país.

Preocupados em promover serviços que fossem adequados a cultura indígena, a unidade oferece recursos específicos, como intérprete com fluência no dialeto das tribos, respeito aos hábitos alimentares, redes no lugar das camas hospitalares e até mesmo uma oca indígena, construída na parte externa.

No Bom Pastor cerca de 40% do atendimento prestado é para a população indígena. “Para nós, entender, respeitar e incorporar a cultura dos indígenas são os primeiros passos para prestar um atendimento de saúde com qualidade para essa população. Temos como valor institucional na Pró-Saúde a humanização e trabalhamos diariamente para acolher de forma integral todos os nossos pacientes”, destaca Geraldo Fonseca, diretor Hospitalar da unidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version