SEGS Portal Nacional

Saúde

Existe gripe mal curada?

  • Terça, 09 Agosto 2022 10:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agencia Iris de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O otorrinolaringologista Gustavo Mury explica por que algumas pessoas sempre estão com a sensação de gripe que não melhora

Temperaturas mais baixas chegando e com elas vêm os surtos de gripe, resfriados e doenças respiratórias. Nessas circunstâncias, sempre há quem acredite em gripe mal curada. Será que existe ou é só uma expressão popular?

“Não existe nenhuma relação científica que comprove a existência de gripe mal curada. Então podemos dizer que é somente uma expressão. Na verdade, quando isso acontece há um acometimento de outras cargas virais”, explica o otorrinolaringologista Gustavo Mury.

O médico explica que esta sensação é na verdade resultado de infecções brandas das vias aéreas tais como: resfriados, crises de rinite, quadro de faringite e dor de garganta. Muitas vezes, são causadas por viroses, e, geralmente, os sintomas perduram de 2 a 3 dias. Mal-estar, secreção nasal, tosse ou dor de garganta, podendo haver um pico febril por uma noite ou 1 dia, são os sinais mais comuns.

Algumas pessoas acabam melhorando de forma rápida. Geralmente estes quatros estão associados a outros casos, como a “rinite”. Quem tem rinite alérgica, acaba pegando mais infecções no decorrer do ano de maneira que a pessoa tem a falsa impressão que está doente e que nunca melhora. “Na realidade, ela tem períodos de piora e melhora, mas sempre está com algum sintoma sinusal, tosse ou catarro dando a entender que foi uma gripe mal curada que na verdade não se resolveu, mas é um novo quadro infeccioso, um novo agente, um novo vírus” afirma o médico.

É importante entender que não é que a gripe não se curou, mas de alguma maneira o problema de saúde fica se repetindo. Vale ressaltar que as infecções mais graves, como as otites, sinusite bacteriana e as pneumonias normalmente têm início com um quadro viral. As infecções mais brandas dão condições para que bactérias e infecções mais severas aconteçam. O aumento de muco e a alteração inflamatória na região acabam resultando em infecções mais graves e outras complicações, que se sucedem as infecções virais simples, dando novamente a sensação de que a gripe foi mal curada.

“Qualquer resfriado, gripe, covid e as infecções virais têm um ciclo natural. Passa um momento de infecção e depois o próprio organismo se encarrega de combater e eliminar este agente. Não há medicamentos para estas crises virais brandas, mas é importante ficar atento a sintomas mais graves como falta de ar, febre alta e dificuldade de alimentação” diz o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version