SEGS Portal Nacional

Saúde

Covid-19: o que mudou no mercado imobiliário brasileiro?

  • Terça, 09 Agosto 2022 10:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Debora Freire
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisas realizadas pelo Imovelweb mostram o impacto da pandemia no comportamento do consumidor com relação aos imóveis

A crise mundial gerada pela covid-19 mudou consideravelmente a rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo. Como consequência, foram observadas mudanças em todas as esferas da sociedade.

Para acompanhar esse movimento, o Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, vem realizando várias pesquisas com seus usuários para compreender o comportamento dos brasileiros durante as três ondas da pandemia.

Atualmente, a busca de imóveis é feita majoritariamente por mulheres (64%), sendo que os homens representam 36%. As faixas etárias são as seguintes:

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Desse total, procuram por:

Uma imagem contendo Gráfico Descrição gerada automaticamente

As pesquisas também apontam os TOP 3 motivos para procurar um imóvel:

1 – Casamento
2 – Deixar a casa dos pais
3 – Sonho de moradia própria

Os principais fatores que influenciam a pesquisa são: localização, preço e condições de pagamento. E quando questionados sobre o que é importante ter no próximo imóvel, os usuários responderam: segurança, mercados e vias de acesso. Ainda no momento de procurar por uma propriedade hoje, 71% pesquisaram online antes de visitar o imóvel ou stand contra 60% em 2011.

Momento de compra

Para analisar o comportamento atual dos usuários, o Imovelweb fez uma terceira pesquisa. Comparando as três ondas, obteve-se as seguintes respostas quando se trata da busca de imóveis:

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Além disso, para metade das pessoas que estão buscando imóveis no portal, a situação atual não mudou os planos, o que pode ser encarado como um fator positivo para o mercado.

Linha do tempo Descrição gerada automaticamente

Os principais fatores de mudança, tais como localização e espaço, continuam presentes, porém foi observado que a redução de custo, que antes não era citada, apareceu entre as principais causas:

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente com confiança média

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Para os usuários que pretendem mudar, hoje 38% têm a intenção de trocar de casa em até 6 meses, contra 52% dos respondentes na primeira onda. A outra metade dos entrevistados acredita que a atual situação mudou os planos: 7% responderam que a economia do Brasil impactou essa decisão, outros 32% culpam a insegurança no emprego atual.

Linha do tempo Descrição gerada automaticamente

Sobre os fatores que fariam os consumidores a retomarem os planos de mudanças, descontos na hora do pagamento, redução de juros e a retomada da vida normal estão entre as principais respostas:

Uma imagem contendo Gráfico Descrição gerada automaticamente

O lado financeiro

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

De acordo com a pesquisa realizada pelo Imovelweb, quem pretende se mudar e entende que a situação atual não mudou seus planos ainda conta com métodos de pagamento tradicionais, tais como uso do FGTS e o consórcio.

Já quem cessou completamente a busca por imóveis, diz que a insegurança na atual situação do País e a possibilidade de ter salário reduzido ou ser mandado embora contribuíram para a decisão.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

“Com a pandemia, saímos do um conceito ‘de fora para dentro para de dentro para fora’: antes olhava-se a localização e agora a prioridade é se o imóvel está adequado para as minhas necessidades atuais”, afirma Tiago Galdino, CFO do Imovelweb.

Sobre o Imovelweb

Com 22 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 30, 2026 Saúde

Exposição constante à própria imagem aumenta procura…

Mar 30, 2026 Saúde

Ginecomastia não é gordura: a confusão que atrasa o…

Mar 30, 2026 Saúde

Terrorismo nutricional serve banquete de desinformação…

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mar 24, 2026 Saúde

Saúde bucal na infância: 41% das crianças sofrem com…

Mar 24, 2026 Saúde

Tosse persistente: quando é hora de procurar um…

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version