SEGS Portal Nacional

Saúde

Câncer de Estômago: um dos tipos mais letais do país pode ter influência genética

  • Terça, 02 Agosto 2022 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Zerbini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

(Imagem: Divulgação)

Rotina equilibrada e teste genético são aliados para a prevenção da doença

O Câncer de estômago, ou câncer gástrico, é o terceiro tipo mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres do país. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostraram que, em 2020, foram registrados 21.230 novos casos da doença, sendo 13.360 homens e 7.870 mulheres. Enquanto o número de mortes, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM), foi de 13.850, desses 8.772 homens e 5.078 mulheres.

O tipo mais comum é o adenocarcinoma, responsável por cerca de 95% dos casos. Outros tipos de tumores, como linfomas e sarcomas, também podem ocorrer no estômago, no entanto, estes são mais raros.

Alguns dos sinais da doença são perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente.

Para evitar e prevenir o câncer de estômago é recomendado manter o peso corporal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos salgados e preservados em sal.

Apesar da prevenção, existem outras situações que podem aumentar o risco do seu desenvolvimento, entre elas, tabagismo; doenças pré-existentes, como anemia perniciosa; exposição a uma série de compostos químicos cancerígenos e a existência de parentes de primeiro grau com câncer de estômago.

Isso porque o câncer de estômago pode ser causado por mutações presentes no gene CDH1, que podem ser passadas de pais para filhos. Em condições normais, esse gene evita que o câncer aconteça em nosso corpo, já que ele produz uma proteína chamada caderina epitelial, que recobre as cavidades do nosso corpo, fazendo com que as células fiquem juntas. Isso regula a proliferação das células, evitando que elas se multipliquem de forma descontrolada, que é justamente o estágio inicial de cada câncer.

Porém, quando o CDH1 é alterado, ele perde essa função e as células cancerígenas começam a se multiplicar de forma descontrolada, de forma a iniciar o crescimento de um tumor.

A estimativa é que pessoas com mutações nesse gene tenham a probabilidade de desenvolver a doença aumentada para até 70%. Já as pessoas sem mutações no CDH1 têm 1% de chance de desenvolver câncer de estômago durante a vida.

Conhecer o risco à doença proporciona uma vida com mais tranquilidade para todos. E isso pode ser feito por meio de testes de mapeamento genético, como o meuDNA Premium que mostra a predisposição genética a esse tipo de câncer e de várias outras doenças. Com apenas uma amostra de saliva, você pode se proteger e, junto com seu médico, tomar as medidas necessárias para a prevenção.

As pessoas que têm mutações no DNA responsáveis por aumentar a predisposição ao câncer de estômago, devem conversar com um médico para definirem os cuidados e as medidas de redução do risco. Desse modo, o acompanhamento pode ser feito de forma personalizada, com base em todos os fatores envolvidos no desenvolvimento da doença. Por exemplo, exames de rastreamento podem ser iniciados mais cedo e feitos com maior frequência.

Os cânceres de estômago, mama, próstata, colorretal e outras doenças graves podem ser causadas por alterações em genes que estão na família. Por isso, testes de mapeamento genético, como meuDNA Premium, podem ser importantes para os cuidados de toda a família, garantindo mais bem-estar e qualidade de vida.

Sobre o meuDNA Premium

O meuDNA Premium é o teste que, com apenas uma amostra de saliva, une os resultados de saúde e origens. O meuDNA Saúde é o teste mais avançado do país para identificar as predisposições a doenças e representa uma potente forma de prevenção ao câncer de mama, ovário, colorretal, de pele melanoma e endométrio e próstata e doenças como triglicerídeos altos, colesterol, doença de Wilson, diabetes monogênica, hemocromatose e deficiência de alfa-1-antitripsina. O meuDNA Premium representa uma experiência de autoconhecimento completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version