SEGS Portal Nacional

Saúde

Prestadora de serviços em saúde é a primeira Associação do país a ganhar certificação internacional

  • Sexta, 15 Julho 2022 12:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  UP Comunicação Inteligente
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) conquistou, no último dia 12, a certificação Qmentum Internacional, concedida pela Quality Global Alliance (QGA) e certificada pelo Accreditation Canada International, presente em mais de 30 países. É a primeira Associação do País a receber a acreditação, voltada a um modelo de excelência com padrões globais, pautado na alta performance em qualidade e segurança em saúde.

A certificação é resultado da avaliação dos serviços prestados pela Segeam, a partir do Programa Pé Diabético, ofertado no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), há oito anos, em quatro policlínicas estaduais de Manaus, e gerido pela Associação. “É um passo importante para reforçarmos a qualidade dos nossos serviços e o comprometimento em equipe para a prestação de uma assistência especializada cada vez mais eficaz, baseada nas boas práticas multidisciplinares”, frisou a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros.

O programa Pé Diabético foi implantado no serviço público de saúde do Amazonas, com o objetivo de trabalhar não só o atendimento a diabéticos que apresentam lesões nos membros inferiores ou alterações vasculares decorrentes da doença, mas também, para prevenir a hospitalização de pacientes com esse perfil, orientando-os, de forma educativa, sobre como evitar complicações derivadas da doença, estimulando, assim, a melhoria da qualidade de vida. O programa também visa a desospitalização desses pacientes de forma otimizada.

No seu perfil na rede social Instagram, a Quality Global Alliance comemorou o avanço, frisando que a instituição, voltada, atualmente, à área da saúde, oferta uma mão de obra extremamente qualificada e atualizada com a aplicação de elevados padrões que estimulam a excelência do cuidado. “Essas e outras características fazem da Associação um modelo de administração, comprometida com uma atenção de qualidade e diferenciada à população do Amazonas”.

Avaliação

O processo de avaliação da equipe Segeam teve início no dia 29 de junho, com etapas que incluíram a análise de fluxos, discussões sobre liderança executiva e equipe de colaboradores, análise de capital humano, gestão de acesso, estrutura do programa, metodologia de gestão integrada de qualidade, assistência, biossegurança e demais protocolos de atendimento.

“A busca pela certificação foi iniciada em 2021, de forma muito desafiadora, tendo em vista a pandemia da Covid-19, que comprometeu os fluxos de atendimento na rede SUS em todo o País, exigindo adaptações imediatas. No entanto, conseguimos dar continuidade ao nosso cronograma, com o esforço em equipe, ajustando nossa metodologia e garantindo, tanto aos pacientes em acompanhamento, quanto aos novos pacientes admitidos pelo programa, um atendimento técnico multidisciplinar tendo como foco o bem-estar dessas pessoas e resultados efetivos”, destacou Anathuza Veiga Trindade, secretária executiva de Gestão da Qualidade e Projetos da Segeam.

Dupla certificação de qualidade

A Qmentum Internacional é a segunda certificação concedida à Segeam em menos de cinco meses. Em março deste ano, a instituição, considerada referência na prestação de serviços especializados em saúde no Amazonas, foi a primeira prestadora de serviços ao SUS do País, a conquistar a ‘Certificação por distinção de serviços’, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com sede em São Paulo (SP), e que atua há mais de 25 anos em processos voltados à melhoria da qualidade e segurança no setor.

A superintendente de Administração e Finanças da Associação, Eliane Calderaro, destaca que cada nova acreditação contribui para um atendimento de alto padrão aos usuários, além de estimular outras instituições a buscarem esse tipo de melhoria, garantindo um diferencial nas práticas executadas no SUS. “O resultado é sentido na ponta, no atendimento ao paciente, com um atendimento humanizado, especializado e voltado à atenção integral”, explicou. De acordo com ela, a expectativa agora é em torno da certificação ISO 9001/2015 (Gestão da Qualidade) e da ISO 31000 (Gestão de Riscos), focada em elevar a qualidade na gestão corporativa, e cujo processo está em andamento na instituição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version