SEGS Portal Nacional

Saúde

Insuficiência Cardíaca afeta 26 milhões de pessoas no mundo e cerca de 2 milhões de pacientes no Brasil

  • Sexta, 08 Julho 2022 10:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wladimir Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Instituto Lado a Lado pela Vida, membro do Global Heart Hub, lançará um estatuto voltado para pacientes brasileiros que sofrem com a doença. A incidência de IC no país é de aproximadamente 240 mil novos casos por ano*

A data 9 de julho é reservada no calendário anual para o Dia Nacional de Alerta Contra a Insuficiência Cardíaca (IC), também conhecida como a doença do coração fraco. A IC acomete mais 26 milhões de pessoas no mundo e mata três vezes mais do que o câncer de próstata e de mama, por exemplo. Diante desse cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), membro brasileiro do Global Heart Hub – que é a primeira organização global sem fins lucrativos criada para dar voz às pessoas afetadas por doenças cardiovasculares –, lançará em agosto o estatuto para pacientes portadores de IC. O Documento, elaborado pela organização global, contou com participação atuante do Instituto LAL e trará informações específicas sobre o cenário da cardiopatia no Brasil.

Marlene Oliveira, presidente do LAL, afirma que o estatuto será de grande importância para traçar um panorama atual sobre a situação da IC em âmbito nacional. “O Brasil será um dos três países que, inicialmente, lançarão o estatuto personalizado com dados locais, juntamente com a Austrália e os Estados Unidos. As informações nortearão o nosso trabalho no combate à doença e na proposição de políticas públicas voltadas aos pacientes”, explica Marlene.

De acordo com Ariane Macedo, médica cardiologista e membro do Comitê Científico do LAL, o infarto do miocárdio é uma das causas mais comuns da insuficiência cardíaca, porém a hipertensão, o diabetes, as valvopatias, histórico de doenças cardíacas na família, a doença de chagas e o uso abusivo de álcool são considerados fatores de risco.

“A IC é caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue para corpo, de maneira efetiva, impossibilitando o transporte adequado do oxigênio para órgãos e tecidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria das mortes por insuficiência cardíaca poderia ser evitada com mudanças no estilo de vida e consequente prevenção de doenças cardíacas como, por exemplo, o infarto do miocárdio, que pode evoluir para o enfraquecimento do músculo do coração, gerando a IC”, explica a cardiologista.

Mudanças na rotina podem ajudar na prevenção, como seguir uma alimentação saudável, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas. “É fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre a gravidade da IC, para atuarem na prevenção de uma doença tão séria. A orientação é que a ida ao cardiologista seja regular e a realização de exames seja periódica, principalmente, por aqueles que convivem com alguma enfermidade crônica.”

Siga seu coração

Desde 2014, o Instituto Lado a Lado pela Vida assumiu a importante missão de promover a saúde cardiovascular. Por meio de sua campanha Siga seu Coração, o LAL realiza debates e eventos para dar ênfase à Insuficiência Cardíaca e às demais doenças cardiovasculares.

“Desde a criação da nossa campanha, batemos na tecla da prevenção, da promoção da saúde e da importância do diagnóstico precoce, que são as melhores formas de alcançar a qualidade de vida. É indispensável falar sobre o tema, esclarecer e conscientizar a população de que há meios de prevenção, combate e controle da IC”, afirma a presidente do Instituto LAL.

A médica cardiologista Ariane Macedo também alerta para o desenvolvimento da doença em pessoas com problemas de saúde preexistentes e que podem causar lesões ao órgão, como é o caso dos hipertensos (indivíduos com pressão alta), que têm mais chance de desenvolver a insuficiência cardíaca. “Os sintomas mais comuns e que devem ser observados atentamente são: cansaço, inchaço nas pernas e tosse noturna. Caso sejam percebidos, procure um médico”, finaliza.

*DEIC – Departamento de Insuficiência Cardíaca/Sociedade Brasileira de Cardiologia

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version