SEGS Portal Nacional

Saúde

Prática conhecida como “Barbie Nose” serve de alerta para os abusos nas cirurgias plásticas no nariz

  • Quarta, 29 Junho 2022 08:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A rinoplastia, muitas vezes considerada a cirurgia dos sonhos, pode se tornar um pesadelo se não for realizada respeitando as particularidades de cada rosto

Criado na Turquia, o “Barbie Nose” se popularizou na Europa, nos EUA e na Coréia e já é procurada nos consultórios do Brasil. A técnica extrema de cirurgia plástica consiste em transformar o nariz em um modelo padronizado que se caracteriza por ser muito curto e arrebitado, como de uma boneca.

Apesar de estar em alta, médicos costumam recusar a realização desse tipo de procedimento devido aos riscos, já que tem potencial para complicações sérias. É o que alerta o cirurgião plástico Rodrigo Lacerda, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery.

Segundo Lacerda, o “Barbie Nose” remodula toda a estrutura do nariz e é preciso, até mesmo, retirar enxerto da costela e da cartilagem da orelha para isso para o procedimento e sua reversão é quase impossível de ser feita, caso o paciente se arrependa. “Se você mexe muito no osso e na cartilagem, elementos que compõem a estrutura do nariz, ele perde o suporte. Além disso, o estreitamento massivo das narinas pode levar à obstrução nasal, causando dificuldade de respirar o que debilita os pacientes e impacta na qualidade de vida. Em vez realizar uma técnica tão arriscada, é mais vantajoso optar pela rinoplastia preservadora, que mantém as estruturas naturais do nariz o máximo possível, podendo ser associada à técnica tradicional (estruturada)”.

Além dos riscos, o cirurgião plástico explica que um nariz extremamente arrebitado e padronizado não costuma combinar com os diferentes tipos de rosto, deixando a face desproporcional. É papel do cirurgião plástico analisar individualmente qual formato de nariz é mais adequado ao paciente e, muitas vezes, contraindicar e se recusar a realizar um procedimento.

“É muito comum a pessoa vir com a foto do artista e dizer que quer ter aquele nariz, com aquela ponta e formato, mas geralmente o nariz que é bonito em uma pessoa fica em desarmonia com o rosto de outra. Quem tem o rosto comprido, por exemplo, precisa de um nariz que acompanhe esse formato, sendo maior verticalmente. Quem tem o rosto redondo não combina com nariz muito arrebitado porque acentua o formato da face”, explica.

Rinoplastia é campeã no Brasil

Durante os primeiros meses de 2022 (de janeiro a junho), o termo rinoplastia foi mais buscado no Google Trends, se comparado à lipoaspiração. No ranking de popularidade, que varia de 0 a 100 entre todos os temas buscados por brasileiros, a cirurgia plástica no nariz conquistou a média de 56 pontos, contra apenas 24 da retirada de gordura corporal. A tendência não é de hoje, já que em 2020, a rinoplastia foi a cirurgia plástica facial mais realizada no Brasil, de acordo com pesquisa da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF).

Sobre o médico

Rodrigo Lacerda é cirurgião plástico, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com título de especialização pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Atua no Hospital Mater Dei (referência entre os melhores hospitais do Brasil) e é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Já foi diretor-presidente do Hospital Lourdes em Belo Horizonte. Possui especialização em rinoplastia e cirurgia de face nos Estados Unidos, França, Espanha e Brasil. Atualmente, atende em clínica própria. Lacerda é O especialista, que é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version