SEGS Portal Nacional

Saúde

Perda da libido: tratamentos naturais devolvem o desejo às mulheres

  • Segunda, 27 Junho 2022 18:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Auriculoterapia - Foto iStock

A especialista Dra. Lirane Suliano explica como a auriculoterapia neurofisiológica pode atuar na perda da libido

Pesquisa realizada este ano pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revelou que 5,8% das mulheres entre 18 e 25 anos e 19,9% das maiores de 60 buscam um (a) ginecologista para lidar com a baixa no desejo sexual. Entre os homens, um estudo realizado em 2021 pelo DataFolha e uma plataforma de saúde masculina, revelou que 28% dos brasileiros diminuíram o desejo sexual, nos mais de dois anos de pandemia. A Dra. Lirane Suliano, especialista e docente em auriculoterapia, explica como a auriculoterapia neurofisiológica pode aumentar a libido.

“A satisfação sexual é um dos aspectos considerados necessários para a qualidade de vida. A baixa libido entre as mulheres é um problema que vem crescendo nas últimas duas décadas. Um dos motivos é que os níveis de testosterona e estrogênio diminuem com o tempo, o que possivelmente contribui para uma diminuição da libido. Dentro desse contexto é importante dizer que quando o problema persiste, pode ser diagnosticado como desejo sexual hipoativo. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas da USP mostrou que além da falta de libido outros problemas afetam a vida sexual, em especial nas mulheres, como ausência de orgasmo e dor intensa durante a relação sexual. Considerando os diversos fatores que podem estar relacionados com essa queda na libido a auriculoterapia neurofisiológica se apresenta como um recurso terapêutico natural que pode devolver uma vida sexual mais ativa e saudável”, esclarece Suliano.

A especialista em auriculoterapia explica que alguns fatores podem afetar a libido, como cobranças sociais, tabus, medo de decepcionar o parceiro, receio de gravidez e de doenças, estresse, frustrações emocionais, financeiras e profissionais, estresse da rotina diária e o uso de medicamentos controlados como antidepressivos, ansiolíticos e anticoncepcionais. Além disso, as doenças endócrinas como obesidade, diabetes, hipotireoidismo e disfunção adrenal, também podem afetar a libido. Outras causas como ressecamento e flacidez vaginal e dor durante a relação sexual, também estão relacionadas com a queda na libido. Alimentação inadequada, tabagismo e consumo de álcool também afetam uma vida sexual saudável.

Lirane Suliano ainda ressalta que: “as questões sobre libido são complexas, e por isso é fundamental avaliar a paciente de maneira individualizada, mas que a auriculoterapia apresenta excelentes resultados em alguns fatores que afetam o desejo sexual, como a qualidade do sono, a ansiedade, a circulação sanguínea e o relaxamento muscular dos genitais, como em casos de vaginismo, uma disfunção sexual que ocasiona dor na penetração”.

Sobre Lirane Suliano

É cirurgiã-dentista, mestre e doutora pela UFPR. Especialista em Acupuntura e docente da pós-graduação nas áreas de Auriculoterapia, Eletroacupuntura e Laserpuntura, já ministrou aulas para mais de 6 mil alunos, desde 2010, quando iniciou como docente de acupuntura e auriculoterapia em universidades. Autora do livro “Atlas de Auriculoterapia de A a Z”, obra em sua 5ª Edição, é hoje referência no Brasil no ensino dessa técnica, sendo responsável pela criação da pós-graduação em Auriculoterapia Neurofisiológica, na Universidade Focus, em Cascavel, no Paraná, e por cursos on-line, formando profissionais no Brasil e em diversos países, dentre eles, Argentina, Canadá, Alemanha, Irlanda, Itália, Malásia, México, Holanda, Panamá, Portugal, Ruanda, Emirados Árabes, Uruguai e Estados Unidos.

A especialista já ultrapassou as fronteiras brasileiras e teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em Congressos internacionais dos quais participou na Universidade de Harvard; em Beijing, na China; Munique, Chicago, Barcelona e Dubai.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version