SEGS Portal Nacional

Saúde

Cirurgia robótica cerebral: A evolução das neurocirurgias

  • Quarta, 15 Junho 2022 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Evolução tecnológica abre portas para a criação de sinapses artificiais que podem auxiliar na reversão de doenças neurais

Já imaginou substituir neurônios biológicos por neurônios artificiais?

Isso pode estar cada vez mais próximo da realidade com o avanço da tecnologia na área das neurocirurgias. É sobre isso que o meu estudo “O avanço da cirurgia cerebral e a possibilidade de substituições neuronais” se debruça.

Como neurocientista, sempre fui fascinado pela capacidade do homem de realizar o diagnóstico, tratamento e reabilitação pós-cirurgia de pacientes com lesões no sistema nervoso central, a neurocirurgia. No entanto, ela esbarrava em um ponto anatomicamente difícil de ser trabalhado pelo neurocirurgião. Mas a cada dia as tecnologias avançam mais e permitem imagens que facilitam bastante a precisão da cirurgia e a tornam bem menos invasiva.

Além da facilitar e tornar mais precisas as neurocirurgias, as novas tecnologias também apresentam uma possibilidade entusiasmante: O desenvolvimento de sinapses artificiais.

O cérebro humano é formado por bilhões de neurônios que são conectados entre si pelas sinapses, esse conglomerado de organismo encefálicos formam uma rede de comunicação, a rede neural. O uso de neuropróteses no futuro abre a possibilidade de reverter patologias que hoje não são possíveis e até da recriação de um cérebro biológico em um robô.

Com o aperfeiçoamento das tecnológicas que permeiam as neurocirugias, a tendência é que, cada vez mais, o biológico e o artificial mesclem-se possibilitando a realização de procedimentos delicados no cérebro e tornando esse processo mais eficaz e menos invasivo.

--

Link do estudo: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT15-A5/pdf_179

--

Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, colunista do Observatório de Games é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 30, 2026 Saúde

Exposição constante à própria imagem aumenta procura…

Mar 30, 2026 Saúde

Ginecomastia não é gordura: a confusão que atrasa o…

Mar 30, 2026 Saúde

Terrorismo nutricional serve banquete de desinformação…

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mar 24, 2026 Saúde

Saúde bucal na infância: 41% das crianças sofrem com…

Mar 24, 2026 Saúde

Tosse persistente: quando é hora de procurar um…

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version