SEGS Portal Nacional

Saúde

Radiofrequência ou crioablação: qual técnica usar em casos de arritmia cardíaca?

  • Quarta, 25 Mai 2022 09:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Eckstein
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Hospital São Vicente de Paulo- RJ incrementa serviço com crioablação

A fibrilação atrial é a mais prevalente das arritmias cardíacas e afeta aproximadamente 2% da população. Mais comum com o avanço da idade, atinge até 10% das pessoas com mais de 80 anos. Fatores como hipertensão , sedentarismo, diabetes, obesidade, tabagismo, apneia do sono e predisposição familiar podem contribuir para o aparecimento do problema. Além da terapia medicamentosa, o descompasso do ritmo cardíaco pode ser corrigido por meio de procedimentos invasivos: ablação por radiofrequência, método mais comum no Brasil, e, mais recentemente, a crioablação, na qual temperaturas inferiores a -50º C são utilizadas no isolamento das veias pulmonares, principal foco responsável pelo início da arritmia, técnica utilizada com sucesso no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ). “A crioablação representa o uso de tecnologia de ponta para o tratamento da fibrilação atrial. Trata-se do procedimento atualmente utilizado para a primeira abordagem desta arritmia em países da Europa e também nos Estados Unidos, e agora está disponível para os pacientes do HSVP”, comemora o cardiologista Rodrigo Sá, coordenador da equipe de Arritmia Cardíaca e que realiza a crioablação no hospital.

A técnica da ablação a frio permite a redução do tempo de cirurgia à metade, em comparação à ablação por radiofrequência. “Além da rapidez, a crioablação requer a utilização de um número menor de cateteres, o que contribui para a melhor recuperação do paciente”, afirma o cardiologista Lucas Rangel Azevedo, que participou do primeiro procedimento no Hospital São Vicente de Paulo. Ele explica que a crioablação não é considerada um método superior em qualidade à ablação por radiofrequência: “é muito importante contarmos com mais essa tecnologia de ponta para os nossos pacientes, mas a escolha da técnica a ser adotada deve partir do médico, com base na análise da situação de cada paciente”.

Para Maurício Coutinho, o primeiro paciente a ser submetido à crioablação no HSVP, a opção do médico pelo procedimento trouxe um sentimento de esperança. “Eu tive diagnosticada a fibrilação atrial paroxística em setembro de 2011, quando comecei o tratamento com o antiarrítmico. As crises de arritmia aconteciam sempre com intervalo de quatro anos: tive a segunda em 2015 e mais uma em 2019. Mas esse intervalo de tempo diminuiu e, um ano depois, tive uma nova crise, seguida por outra em 2021. A cada nova manifestação, era preciso ir ao hospital, passar por internação e isso era muito desgastante. Foi quando o Dr. Lucas conversou comigo e disse que o mais indicado para o meu caso seria a crioablação”, relembra.

Maurício se informou a respeito do procedimento e ficou satisfeito com a escolha do especialista. “Pesquisei casos de outras pessoas que tinham passado por essa cirurgia e vi que os riscos eram mínimos. Me senti confiante de que estaria livre da arritmia logo após a cirurgia. Passei pelo procedimento no dia 7 de março e no dia seguinte já estava liberado para voltar para casa, com vida normal. Não tenho restrições alimentares e nem de exercícios”, conta Maurício.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version