SEGS Portal Nacional

Saúde

Rinoplastia devolve autoestima da mulher

  • Segunda, 23 Mai 2022 12:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Empreendedora de 45 anos era chamada de bruxa e Pinóquio; Cirurgião plástico Rodrigo Lacerda explica os cuidados com este tipo de procedimento cirúrgico.

Evitar sair em fotos, sofrer bullying na infância e ficar com a autoestima abalada por causa do tamanho ou formato do nariz. Não são raras as pessoas que, insatisfeitas com a aparência, têm a saúde emocional abalada e decidem se submeter à rinoplastia para corrigir tais imperfeições e ter de volta a autoconfiança.

O cirurgião plástico Rodrigo Lacerda afirma que a cirurgia é um procedimento que causa tremendo impacto na autoconfiança do paciente e é cercado de desafios. “Envolve tanto a parte estética do nariz quanto a funcional, que é a respiração. Do lado do paciente, é cheio de expectativa e sonhos”.

Traumas

A empreendedora Raquel Valadão, 45 anos, sabe exatamente o que é isso. Quando tinha apenas 12, começou a se sentir desconfortável com seu nariz. “Ficava muito incomodada com meu perfil e o aspecto da ponta do meu nariz. Sofria bullying na escola e era chamada de bruxa e Pinóquio. Não gostava de sair da sala de aula para o pátio do recreio. Várias vezes, pedia aos meus pais para sair da escola. Cresci com muito complexo”.

A psicóloga Lorenza Gomes Brandão explica que o nariz fica bem no centro da face, ou seja, é um órgão bem perceptível, o que pode impactar de maneira significativa a vida das pessoas que não gostam do que veem. “Quadros de baixa ou falta de autoestima, se constantes, podem causar ou serem gatilhos para depressão, tristeza profunda, excesso de negatividade, estresse crônico e crises de ansiedade”.

Era exatamente assim que Raquel se sentia, por isso, depois de sofrer muito, aos 19 anos, Raquel passou por uma rinoplastia. “Meu pai, ao ver meu sofrimento, vendeu o carro da família para pagar minha primeira cirurgia. O que era para me deixar bem, acabou sendo uma decepção, uma vez que o procedimento não foi bem sucedido. Mas fiquei em silêncio para não deixar meus pais tristes, afinal, eles se sacrificaram tanto. Achei que nunca mais conseguiria realizar o meu sonho”.

Recentemente, a empreendedora passou novamente por uma rinoplastia e dessa vez comemora o resultado. “Conheci o doutor Rodrigo Lacerda, que me incentivou a fazer uma nova cirurgia. Ele pegou uma foto minha e fez um esboço de como ficaria meu nariz. O resultado foi melhor do que poderia imaginar. Não tenho mais vergonha de tirar fotos, não escondo mais meu rosto. Nem me lembro que um dia sofri tanto por não ter um nariz padrão”.

Expectativa x Realidade

O cirurgião plástico Rodrigo Lacerda ressalta que informação não pode faltar e o paciente precisa entender todos os pontos da cirurgia para não exagerar as expectativas a curto prazo. “O nariz demora para adquirir a forma e o resultado final vem em torno de 12 a 18 meses após a cirurgia. Isso ocorre pela própria acomodação da pele nas estruturas novas do nariz que foi moldado pelo cirurgião plástico”.

O médico ainda diz que muitos pacientes chegam para a consulta com fotos de artistas ou de rede social e pedem para ele fazer igual. “É impossível, porque cada pessoa tem uma característica. Até mesmo pacientes com origem asiática ou latina querem moldar narizes iguais aos que viram na internet. Temos uma padronização absurda hoje em dia”.

O médico afirma que um nariz harmonioso é aquele que combina com o rosto do paciente e sua etnia. “Uma paciente que tem, vamos supor os olhos mais arredondados ou mais amendoados, com o rosto um pouco mais cheio e com bochechas mais largas, não pode ter o nariz muito fino porque senão destoa, fica feio. Então, cabe ao cirurgião fazer esse alerta”.

Para a psicóloga Lorenza Gomes Brandão, é essencial escolher bem o profissional que irá realizar a cirurgia. “Converse com o médico sobre seus medos e anseios em relação ao procedimento. Depois disso você vai se sentir segura para realizar a rinoplastia”.

Dados da ISAPS - Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética)

· A rinoplastia é a quarta cirurgia plástica mais realizada no mundo, atrás de colocação de prótese de silicone, levantamento de face e lipoaspiração.

· Em 2020, mais de 850 mil pacientes se submeteram ao procedimento: 3,7% a mais do que em 2019, com 821 mil cirurgias de nariz.

· É a quinta mais comum entre as mulheres (643 mil) e a quarta mais comum entre os homens (209 mil).

· No Brasil, foi o segundo procedimento de face mais realizado, com 87 mil cirurgias.

Sobre o médico

Rodrigo Lacerda é cirurgião plástico, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua no Hospital Mater Dei. Já foi diretor-presidente do Hospital Lourdes. Atualmente, atende em clínica própria. Possui especialização em rinoplastia e cirurgia de face nos Estados Unidos, França, Espanha e Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version