SEGS Portal Nacional

Saúde

Pesquisa indica que 79% dos gestores hospitalares acreditam que equipes médicas e administrativas estão sobrecarregadas

  • Segunda, 16 Mai 2022 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Alice Vila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Estudo realizado pela Zebra Technologies revela que o setor aposta em soluções tecnológicas como dispositivos móveis para diminuir gargalos

A Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), empresa com soluções e parceiros que permitem melhorar seu desempenho operacional, anunciou hoje os resultados do mais recente estudo sobre o setor de saúde. O report “Hospitais Mais Inteligentes e Conectados” revelou que 79% dos gestores hospitalares acreditam que equipes médicas e administrativas estão sobrecarregadas e gastam muito tempo localizando equipamentos e suprimentos.

“A pandemia colocou à prova a eficiência dos fluxos de trabalho clínicos e administrativos e, como resultado, os tomadores de decisão no setor enfrentam hoje o desafio de recalibrar seus sistemas de tecnologia para responder melhor às necessidades de médicos e pacientes”, avalia Andrés Ávila, gerente do setor de saúde da Zebra Technologies na América Latina.

Desafios

Para Ávila, o melhor caminho para enfrentar tais desafios é o investimento em tecnologia para transformar a força de trabalho. O estudo da Zebra reflete essa realidade, indicando um maior comprometimento dos profissionais do setor com a tecnologia e a digitalização do atendimento ao paciente. Cerca de 80% dos gerentes hospitalares planejam automatizar fluxos de trabalho no próximo ano para melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, facilitar a localização de equipamentos e ativos médicos, organizar salas de emergência e de cirurgia, além de agilizar o planejamento e a gestão da agenda da equipe.

Melhor experiência para quem precisa

Na América Latina, 88% dos gerentes de nível executivo e 86% dos médicos pesquisados concordam que a rastreabilidade e as informações em tempo real são essenciais para oferecer um melhor atendimento ao paciente. Assim, os hospitais estão investindo cada vez mais em soluções de localização, como identificação por radiofrequência (RFID), tecnologias de mobilidade, sistemas de localização em tempo real (RTLS) e ferramentas que ajudam a melhorar os fluxos de trabalho.

"A equipe do hospital deve ser capaz de identificar, rastrear, localizar e monitorar o status de cada paciente, equipe e ativo” explica o executivo. “Assim, não é apenas um tipo de tecnologia que vai fazer a diferença, mas sim um conjunto de soluções que trabalham de maneira orquestrada e melhoram fluxos de trabalho da equipe de linha de frente e a experiência do paciente", adiciona.

Ainda no tópico de cuidado com o paciente, 84% dos entrevistados acreditam que a qualidade do atendimento melhoraria se enfermeiros, médicos e profissionais de saúde tivessem acesso a ferramentas de colaboração e dispositivos móveis.

Uma tendência em transformação

Apesar das tecnologias móveis serem utilizadas na saúde há anos, a abordagem em relação à mobilidade está mudando. Antes, dispositivos de uso pessoal eram bastante empregados, mas hoje em dia, o setor já se deu conta que precisa de aparelhos criados especificamente para suas operações. Atualmente, 49% dos executivos pesquisados fornece a seus funcionários dispositivos corporativos específicos para a área. "Os aparelhos se diferenciam por serem mais robustos, resistindo a quedas e a processos de higienização minuciosos, e seguros, pois protegem dados confidenciais dos pacientes. Além disso, suas baterias duram turnos inteiros", reforça o executivo.

Foco nas equipes de enfermagem e facilities

Apesar do investimento em dispositivos móveis estar nos planos para todas as áreas dos hospitais, o estudo da Zebra mostra que a atual prioridade dos executivos do setor são equipes de enfermagem alocadas em departamentos de emergência, unidades de terapia intensiva (UTIs) e salas de cirurgia, seguidas pelos responsáveis por tecnologia, gerenciamento de estoque e cadeia de suprimentos e, ainda, pelo transporte de pacientes.

Um longo caminho a ser trilhado

Todos os caminhos apontam para a digitalização e para operações mais inteligentes. No entanto, 63% dos executivos de hospitais acreditam que as organizações ainda não estão investindo o suficiente para maximizar a eficiência do pessoal clínico. Para Ávila, fica evidente que as linhas de frente com os tomadores de decisão da área de saúde já reconhecem a importância do investimento em tecnologia, mas ainda há muito trabalho a ser feito rumo a operações realmente conectadas e inteligentes.

O relatório da Zebra foi desenvolvido por meio de uma pesquisa online com mais de 500 gerentes e executivos de hospitais seniores nos departamentos médico, de TI e de compras. Todos os dados foram coletados e analisados pela Azure Knowledge Corporation, que entrevistou profissionais de América Latina, Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte. O estudo completo pode ser baixado aqui.

SOBRE A ZEBRA TECHNOLOGIES

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) permite que as organizações prosperem na economia sob demanda, tornando todos os colaboradores e ativos da linha de frente visíveis, conectados e totalmente otimizados. Com um ecossistema de mais de 10.000 parceiros em mais de 100 países, a Zebra atende clientes de todos os tamanhos, sendo 94% da Fortune 100. Com um portfólio premiado de hardware, software e serviços que digitalizam e automatizam fluxos de trabalho. As cadeias de suprimentos são mais dinâmicas, clientes e pacientes são melhor atendidos e os trabalhadores ficam mais engajados quando usam as inovações da Zebra. Em 2021, a Zebra expandiu seu portfólio de automação industrial com a aquisição da Fetch Robotics e aumentou sua visão computacional e capacidades de software de inteligência com as aquisições da Adaptive Vision e da antuit.ai. A Zebra está em 25º lugar na lista da Newsweek dos Locais de Trabalho Mais Amados dos EUA e, pelo quinto ano consecutivo, foi incluída na lista da Forbes dos Melhores Empregadores dos Estados Unidos. Saiba mais em https://www.zebra.com ou inscreva-se para receber alertas de notícias. Siga o blog Your Edge da Zebra, LinkedIn, Twitter e Facebook e confira nosso hub de histórias: Zebra Perspectives.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version