Saiba mais sobre a fibromialgia, doença que afeta cerca de 5 milhões de brasileiros
12 de maio: Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia
Uma doença de difícil diagnóstico que acomete principalmente mulheres entre 35 e 44 anos, a fibromialgia está presente na vida de cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), sendo considerada a segunda maior causa de doença reumatológica depois da osteoartrose.
A doença provoca o aumento da sensibilidade à dor de forma generalizada, cuja evolução pode gerar até mesmo limitações funcionais, impactando a qualidade de vida do portador. São inúmeros os sintomas relacionados à fibromialgia, sendo os mais comuns:
- Dores persistentes e hipersensibilidade em todo o corpo
- Rigidez corporal
- Dificuldades cognitivas
- Cansaço extremo ao realizar atividades de rotina
- Ansiedade ou depressão
- Fadiga e distúrbios do sono
Ao aliar ações terapêuticas como Terapia Ocupacional, fisioterapia, acupuntura e musicoterapia ao tratamento convencional, é possível reduzir quadros de dores crônicas, ansiedade e depressão, estresse e insônia. Os especialistas orientam a procura de um médico tão logo se percebam os sintomas, para que seja possível fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, a fim de devolver a qualidade de vida e ampliar o bem-estar destes pacientes.
Para abordar o tema e entender mais sobre os tratamentos possíveis neste 12 de maio, em que é celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, os médicos da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo estão disponíveis para entrevistas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>