SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia Mundial da Higienização das Mãos é lembrado no mês de maio

  • Sexta, 06 Mai 2022 12:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline Pimentel
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

“Vá lavar as mãos antes de almoçar!”. Quem nunca ouviu essa frase antes das refeições? Este é um lembrete comum de pais e mães, que desde cedo ensinam para as crianças os hábitos básicos de higiene para evitar a contaminação por bactérias e vírus. Desde janeiro de 2020, quando começaram as notícias sobre a pandemia da Covid-19 no mundo, a população vem sendo incentivada e lembrada sobre a necessidade de lavar as mãos ou higienizá-las com álcool 70%.

O Dia Mundial da Higienização das Mãos, lembrado neste dia 5 de maio, reforça a importância dos hábitos saudáveis como o de manter as mãos limpas, não apenas para a prevenção contra o SARs Cov-2. “A higiene das mãos é fundamental para a prevenção de muitas doenças. Além da gripe (influenza) e de Covid-19, manter as mãos bem lavadas nos protege de outras doenças respiratórias e gastrointestinais. A importância da lavagem das mãos, com água e sabão ou álcool gel (quando não houver sujeira visível) é uma dentre as tantas mensagens educativas que devem ficar depois do furacão Covid”, esclarece a médica infectologista Sumire Sakabe, médica do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

É importante destacar que problemas de saúde como resfriados e gripes, infecções do trato intestinal, além de conjuntivites virais e bacterianas, bem como a doença conhecida como pé-mão-boca, que causa lesões em crianças pequenas, podem ser evitadas com a higiene das mãos. Vale lembrar também que sempre após tosse e espirros, é fundamental a higienização. “Caso não esteja usando máscara, deve-se lembrar de cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, e manter as mãos limpas para diminuir a transmissão do vírus influenza”, destaca Sumire Sakabe.

Vacinação e higiene

A chegada das temperaturas mais frias deve trazer infecções virais e doenças respiratórias com mais frequência, por isso é recomendada a vacinação tanto contra a Covid-19, com a dose de reforço, quanto contra o vírus Influenza. A campanha de vacinação contra a gripe teve início em março e segue nos próximos meses. Na Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, a vacina quadrivalente já está disponível.

A médica Paula Bruna Araújo, Gerente Médica dos laboratórios Sérgio Franco, Lâmina e Bronstein, da rede Dasa, destaca a importância de se manter imunizado anualmente. "Disponibilizamos a vacina atualizada da gripe em nossos laboratórios, mas também no serviço de atendimento móvel. Essa é uma nova vacina, quadrivalente, que protege contra quatro vírus diferentes da gripe, e já está contemplada no imunizante a cepa H3N2 que gerou o surto de gripe no final do ano passado, além de oferecer cobertura para o H1N1 e mais duas cepas de influenza B. Vale destacar que as pessoas não devem acreditar em fake news. Todas estas vacinas são seguras e não adoecem", esclarece Paula.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 31, 2026 Saúde

"Efeito Zoom": videoconferências e redes sociais…

Mar 31, 2026 Saúde

Saúde de pessoas trans vai além da identidade de gênero…

Mar 31, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e Páscoa: Como evitar excessos e…

Mar 30, 2026 Saúde

Exposição constante à própria imagem aumenta procura…

Mar 30, 2026 Saúde

Ginecomastia não é gordura: a confusão que atrasa o…

Mar 30, 2026 Saúde

Terrorismo nutricional serve banquete de desinformação…

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version