Mulheres Com Lúpus Podem Engravidar? Especialista Explica
Anteriormente, quando as mulheres eram diagnosticadas com algum tipo de doença reumática, já imaginavam que não poderiam gerar uma criança, temendo as diversas complicações, não só pela doença, mas, também, das medicações utilizadas. Contudo, os especialistas explicam que isso mudou muito. Uma doença bem controlada e tratada adequadamente com medicamento apropriados, permite a gestação.
Existem diversas patologias, que, pelos próprios sintomas, podem provocar maiores riscos para perda fetal, aborto ou alterações no desenvolvimento fetal, como o lúpus. A enfermidade requer mais atenção, sabendo que todas as doenças inflamatórias acarretam alguma alteração na gestação. Por isso, os profissionais da área orientam que é muito importante o planejamento para um melhor controle, antes de planejar uma gravidez.
Muitas dúvidas surgem nesta fase. Frequentemente, as mamães questionam se o filho será "normal", preocupadas com os problemas e doenças. É importante também observar a medicação correta, porque existem remédios proibidos e, que de fato, podem causar algum tipo de anomalia, ou alteração no feto. Porém, reumatologistas orientam que com o tratamento correto é possível realizar o sonho de ser mãe.
*** Indicamos a presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Mariana Peixoto, para entrevista sobre planejamento da gravidez para mulheres com lúpus.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>